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Geral Setor de transporte

COMO O GOVERNO DO BRASIL PODERÁ TORNAR SUSTENTÁVEL E EXPANDIR E MODERNIZAR O SETOR DE TRANSPORTES.

Este é o resumo do artigo de 23 páginas.

02/03/2023 às 21h29
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Fernando Alcoforado*
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Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

O transporte urbano não foi considerado neste artigo porque será tratado no próximo artigo quando será abordada a sustentabilidade das cidades. O modal dominante no Brasil é o rodoviário que é responsável por 62,7% da carga transportada no PaísO transporte ferroviário é responsável por 21,7% da carga transportada no Brasil. O transporte hidroviário é responsável por 11,7% da carga transportada no Brasil. O transporte dutoviário é responsável por 3,8% da carga transportada no Brasil. O sistema de transporte aéreo é responsável por 0,1% da carga transportada no Brasil e no exterior.

Economicamente, no Brasil, o modal hidroviário é o mais econômico porque tem um custo por tonelada.km menor (0,009). A ferrovia se coloca em segundo lugar porque tem um custo por tonelada.km igual a 0,016.  A alternativa rodoviária tem um custo por tonelada.km maior (0,056). Isto demonstra a irracionalidade da matriz de transporte de carga do Brasil que privilegia o uso do modal rodoviário que é, economicamente, a pior comparada com as alternativas hidroviária e ferroviária que deveriam ser, pela ordem, os modais mais apropriados para implantação no Brasil considerando sua dimensão territorial.  Isto significa dizer que o governo do Brasil deveria promover a expansão das hidrovias e dos portos marítimos e fluviais e das ferrovias e das estações ferroviárias e deixar de investir na expansão de rodovias. Foi demonstrado que as ferrovias e hidrovias, pela ordem, emitem menos gases do efeito estufa por carga transportada do que as rodovias. Isto significa dizer que do ponto de vista ambiental, o Brasil deveria priorizar no transporte de cargas, pela ordem, o uso de trens com as ferrovias e de navios com as hidrovias e não de caminhões e ônibus com as rodovias. Isto significa dizer que o governo do Brasil deveria promover a expansão das ferrovias e das estações ferroviárias e das hidrovias e dos portos e deixar de investir na expansão de rodovias.

Conclui-se, portanto, que, do ponto de vista econômico, o governo brasileiro deveria promover a expansão das hidrovias e dos portos, das ferrovias e das estações ferroviárias e do transporte aéreo e dos aeroportos e deixar de investir na expansão de rodovias. Do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, o governo brasileiro deveria priorizar, pela ordem, o uso de navios, trens e aviões no transporte de cargas e pessoas e não o uso de caminhões e ônibus. Além disso, o governo brasileiro precisa eliminar todos os pontos fracos existentes no setor de transportes atual, bem como expandir e modernizar o setor de transportes do Brasil. É preciso solucionar problemas atuais como a falta de calado nos portos, ou seja, falta de profundidade de águas dos portos brasileiros, a insuficiência de  acesso aos portos com ferrovias e o péssimo estado das rodovias, a falta de armazéns em número suficiente para organizar o fluxo de carga e evitar filas de caminhões, o excesso de burocracia na liberação das cargas e, também, o elevado custo da atividade portuária que é maior do que a média mundial. À exceção do sistema rodoviário, que não seria expandido e apenas modernizado, os sistemas hidroviário, ferroviário e aéreo seriam expandidos e modernizados. As estratégias a serem adotadas para eliminar os pontos fracos do setor de transporte do Brasil e para sua expansão e modernização estão detalhadas no texto de 24 páginas deste artigo.

Para assistir o vídeo, acessar o website https://www.youtube.com/watch?v=oFcBdcXtVEs

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Para ler o artigo completo de 24 páginas em Português, Inglês e Francês, acessar os websites do Academia.edu <https://www.academia.edu/97713079/COMO_O_GOVERNO_DO_BRASIL_PODER%C3%81_TORNAR_SUSTENT%C3%81VEL_E_EXPANDIR_E_MODERNIZAR_O_SETOR_DE_TRANSPORTES>, <https://www.academia.edu/97713127/HOW_THE_GOVERNMENT_OF_BRAZIL_CAN_MAKE_SUSTAINABLE_AND_EXPAND_AND_MODERNIZE_THE_TRANSPORT_SECTOR>  e <https://www.academia.edu/97713204/COMMENT_LE_GOUVERNEMENT_DU_BR%C3%89SIL_PEUT_RENDRE_DURABLE_ET_D%C3%89VELOPPER_ET_MODERNISER_LE_SECTEUR_DES_TRANSPORTS>, do SlideShare <https://www.slideshare.net/Faga1939/como-o-governo-do-brasil-poder-tornar-sustentvel-e-expandir-e-modernizar-o-setor-de-transportespdf>, <https://www.slideshare.net/Faga1939/how-the-government-of-brazil-can-make-sustainable-and-expand-and-modernize-the-transport-sectorpdf> e <https://www.slideshare.net/Faga1939/comment-le-gouvernement-du-brsil-peut-rendre-durable-et-dvelopper-et-moderniser-le-secteur-des-transportspdf>, do WordPress <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.wordpress.com/3464>, <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.wordpress.com/3467> e <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.wordpress.com/3461e do Linkedin <https://www.linkedin.com/pulse/como-o-governo-do-brasil-poder%25C3%25A1-tornar-sustent%25C3%25A1vel-e-setor/?trackingId=3cYAepsUxjhG8jhb%2F0wqaw%3D%3D>, <https://www.linkedin.com/pulse/how-government-brazil-can-make-sustainable-expand-alcoforado/?trackingId=KNL3dLFBxhlpeXB%2F08RXzQ%3D%3D> e <https://www.linkedin.com/pulse/comment-le-gouvernement-du-br%25C3%25A9sil-peut-rendre-durable-alcoforado/?trackingId=kGRxSKkGEgu8hXGN5gqMTA%3D%3D>. 

* Fernando Alcoforado, 83, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do IPB- Instituto Politécnico da Bahia, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário (Engenharia, Economia e Administração) e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, foi Assessor do Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da LIGHT S.A. Electric power distribution company do Rio de Janeiro, Coordenador de Planejamento Estratégico do CEPED- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017),  Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019), A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021), A escalada da ciência e da tecnologia ao longo da história e sua contribuição ao progresso e à sobrevivência da humanidade (Editora CRV, Curitiba, 2022), de capítulo do livro Flood Handbook (CRC Press, Boca Raton, Florida, United States, 2022) e How to protect human beings from threats to their existence and avoid the extinction of humanity (Europe, Republic of Moldova, Chișinău, 2023).

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Sobre Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997),De Collor a FHC — O Brasil.
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