A Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas – ALALF, existe há 14 anos e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e difusão das letras, artes e cultura neste município. Entre os vários projetos desenvolvidos, um no momento, me surpreendeu. Intitulado “História de alguns, futuro de todos”, é idealizado por Taís Fernanda Reis.
Escritora dos livros “Nos passos de José: a história de um bailarino incomum”, “O menino que queria ser bailarino” e “Você quer ler o meu diário?”, além de ser co-autora de outras obras como “Aconteceu no Natal”, “Vai com medo mesmo” e “Eu nunca disse que seria fácil”, todos pela editora paulista Unidos Pela Palavra, Taís também é professora de inglês no Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, além de atuar como revisora de textos. Graduada em
Letras pela Universidade Federal da Bahia, a jovem ambiciona fazer seu mestrado no exterior.
Taís Fernanda Reis tomou posse na ALALF em agosto de 2023, tendo como patrona a escritora Carolina Maria de Jesus. No momento, ela está me assessorando num estudo de viabilidade que discorre sobre a contribuição da Gávea Cultural nos estudos de pesquisa desenvolvidos por mim, para que fosse reconhecida a atuação de Lauro de Freitas no processo de Independência da Bahia. Tais estudos incluíram, a partir de 2023, a cidade na passagem do fogo simbólico do 2 de julho.
Dentre as várias reuniões que tive com Taís, ela me contou do projeto desenvolvido na igreja, junto aos idosos. Durante seis domingos, entre maio e julho deste ano, foi ministrado por ela um curso de escrita na igreja que faz parte. Deste curso resultou um livro, escrito por 25 idosos, que será lançado no sábado 30.11.2024 na Igreja Batista Betel, no bairro de Itinga, Lauro de Freitas-Ba.
No meu entendimento, várias de suas ações me deixaram encantado, porque no momento que vemos diariamente um mundo em guerra, destruição das raças humanas, interesse em vendas de armamento, religião, perseguição... Numa terra como a nossa, onde vemos religiões de matriz africana, igrejas e instituições com grandes conflitos, Taís ocupa o seu tempo numa caminhada como Cristo fez. Cristo era simples, gostava do povo, dedicava o tempo às pessoas mais simples.
O exemplo de Cristo está sendo a caminhada de Taís. Dentro de uma igreja, principalmente numa comunidade como Itinga, com 130 mil pessoas, ela escutou a história de cada pessoa, se colocou no lugar delas e ajudou-os a transmitir e transcrever suas histórias de vida. Um caminho muito parecido com o de Cristo, que é estar junto do povo, ajudando a criar perspectivas, vidas novas, oportunidades que podem ser seguidas por outros templos religiosos e a partir daí a literatura está sendo estimulada.
Entre 2000 e 2023, a população idosa no Brasil quase duplicou. De acordo com o IBGE, o número saltou de 8,7% para 15,6%. Atendendo a demanda, a acadêmica criou um ambiente de faculdade da felicidade. Muito belo este projeto, Taís, você está de parabéns!
Felicito também a ALALF, por ter nos seus quadros uma jovem talentosa, e parabenizo a sensibilidade da igreja, de aceitar um projeto inovador, sendo a primeira dentre as mais de 500 igrejas que Lauro de Freitas possui. Isso para mostrar a possibilidade de um campo diverso, porque ela tem amor e sentimento no coração.
Mín. 24° Máx. 27°