Domingo, 19 de Janeiro de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Economia Dependência

A DEPENDÊNCIA DO BRASIL EM RELAÇÃO AO EXTERIOR E COMO SUPERÁ-LA.

Este é o resumo do artigo que tem por objetivo demonstrar que o Brasil precisa superar sua grande dependência econômica e tecnológica em relação ao exterior seja nos setores industrial, de comércio, de serviços e financeiro para promover seu desenvolvimento econômico e social.

23/08/2022 às 23h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Fernando Alcoforado*
Compartilhe:
 Os bancos estrangeiros respondem por 14% dos ativos totais e 31% do saldo das operações de crédito do setor ­financeiro do País. Foto: Reprodução internet deluizi.com.br
Os bancos estrangeiros respondem por 14% dos ativos totais e 31% do saldo das operações de crédito do setor ­financeiro do País. Foto: Reprodução internet deluizi.com.br

O Brasil é enormemente dependente do capital estrangeiro que tem grande participação na economia brasileira, seja nos setores industrial, de comércio, de serviços e financeiro. Sem o setor ­ financeiro, considerando apenas os setores de comércio, indústria e serviços, a participação dos grupos transnacionais na economia brasileira é de 36%.

Os bancos estrangeiros respondem por 14% dos ativos totais e 31% do saldo das operações de crédito do setor ­financeiro do País. As empresas transnacionais estão em segmentos econômicos dinâmicos e de mais elevado padrão tecnológico e são as maiores investidoras privadas em programas de ciência e tecnologia, dos quais surgem as inovações que reduzem seus custos, criam produtos, geram lucros extraordinários e permitem sua acelerada expansão ao nível mundial. 

O Brasil jamais se tornará um país independente sem levar ao fim a dependência econômica e tecnológica em relação ao exterior.  No entanto, ela não pode ocorrer abruptamente porque levaria ao colapso de sua estrutura econômica. Trata-se de um impasse de proporções gigantescas.

Diante deste fato, a independência do País em relação ao exterior deve ocorrer gradualmente, planejada e sustentável ao longo do tempo com a adoção de políticas de fortalecimento dos centros de pesquisas científicas e tecnológicas, das universidades públicas e privadas e da indústria nacional para promover a substituição de importações de produtos e insumos importados para assegurar a autossuficiência nacional, e, consequentemente, o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Continua após a publicidade

O Brasil, que comemora 200 anos de sua independência em relação ao colonizador português, só conquistará sua verdadeira independência como nação em relação ao exterior quando superar sua dependência econômica e tecnológica.

Para assistir o vídeo, acessar o website <https://www.youtube.com/watch?v=dvUiHvZWpSY>.

Continua após a publicidade

 

Para ler o artigo de 7 páginas em Português, Inglês e Francês, respectivamente, acessar os websites do Academia.edu <https://www.academia.edu/85062028/A_DEPEND%C3%8ANCIA_DO_BRASIL_EM_RELA%C3%87%C3%83O_AO_EXTERIOR_E_COMO_SUPER%C3%81_LA>,  <https://www.academia.edu/85062311/BRAZILS_EXTERNAL_DEPENDENCE_AND_HOW_TO_OVERCOME_IT> e <https://www.academia.edu/85062450/LA_D%C3%89PENDANCE_DU_BR%C3%89SIL_%C3%80_L%C3%89TRANGER_ET_COMMENT_LA_SURMONTER>, do SlideShare <https://www.slideshare.net/Faga1939/a-dependncia-do-brasil-em-relao-ao-exterior-e-como-superlapdf>, <https://www.slideshare.net/Faga1939/brazils-external-dependence-and-how-to-overcome-itpdf> e <https://www.slideshare.net/Faga1939/la-dpendance-du-brsil-ltranger-et-comment-la-surmonterpdf>, do WordPress <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.wordpress.com/3098>, <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.wordpress.com/3101> e <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.wordpress.com/3103> e do Linkedin <https://www.linkedin.com/pulse/depend%25C3%25AAncia-do-brasil-em-rela%25C3%25A7%25C3%25A3o-ao-exterior-e-como-alcoforado/?trackingId=1VHyNy%2FNe2eND1tSn76fwA%3D%3D>, <https://www.linkedin.com/pulse/brazils-external-dependence-how-overcome-fernando-a-g-alcoforado/?trackingId=l3m%2FHFyuRx1kzlZNOJhS3w%3D%3D> e <https://www.linkedin.com/pulse/la-d%25C3%25A9pendance-du-br%25C3%25A9sil-%25C3%25A0-l%25C3%25A9tranger-et-comment-alcoforado/?trackingId=lONIq9ujQJ2fU%2BaNYLr1gg%3D%3D>

Continua após a publicidade

* Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do IPB- Instituto Politécnico da Bahia, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, foi Assessor do Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da LIGHT S.A. Electric power distribution company do Rio de Janeiro, Coordenador de Planejamento Estratégico do CEPED- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017),  Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019) e A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Fernando Alcoforado
Fernando Alcoforado
Sobre Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997),De Collor a FHC — O Brasil.
Salvador, BA Atualizado às 11h08 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 27°

Seg 28°C 25°C
Ter 28°C 25°C
Qua 27°C 25°C
Qui 27°C 25°C
Sex 27°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes