Segundo o ditado, a mãe nasce junto com o filho, e na rotina do Hospital Materno Infantil (HMI) isso acontece com frequência, pois a todo momento tem uma mulher vivendo a experiência de ser mãe pela primeira vez ou tendo um bebê depois de várias outras gestações, podendo curtir esse momento único novamente.
No ano passado, quando tinha 29 anos, Bruna Evellin Matos vivenciou a melhor notícia da vida dela, descobriu que ia ser mãe, algo que já havia planejado e esperado com muito amor. “A descoberta foi uma surpresa, mas super agradável. E foi uma gravidez super tranquila, sem intercorrência. Como sou mãe de primeira gestação, foi cheio de surpresa. Tem dias que estava bem, tem dias que estava ruim. Cada mãe tem um jeito de lidar com a gravidez, aí tem coisas que aparecem que a gente, às vezes, fica um pouco balançada, mas só dele mexer no ventre a gente já se conforta. Era tudo novo para mim, mas deu certo, porque Deus estava na frente”, admite.
Bruna, que é autônoma, agora com 30 anos, conheceu o rostinho do filho, na terça-feira, 06 de maio, às 13h20, no Hospital Materno Infantil (HMI). Bruna vive o sonho da maternidade, que ela sabe que será desafiador, mas também cheio de novidades e momentos marcantes. “É um sonho de toda mulher. Eu sabia que esse momento ia chegar e é lindo. Que seja um menino muito inteligente, igual a mãe dele. Que o meu filho sinta o mesmo que minha mãe sente por mim, que é um amor lindo, saudável e que é como se fosse de Deus. É um pinguinho de gente, mesmo depois de grande a gente ama igual”, destacou.
O nascimento do príncipe Murilo Benício continua transformando a nova mamãe que, agora, entende perfeitamente porque amor de mãe é tão genuíno e altruísta.
“Ser mãe é exatamente isso, é amor, é cuidado, é carinho, é prestar-se ao outro. Agora eu entendo o amor que minha mãe tem por mim, porque hoje em dia eu sou mãe, e esse amor a gente não sabe nem descrever. Ser mãe é lindo. Mãe é gostoso demais. É um amor que a gente vai construindo todos os dias. A cada gesto. É no mamar, é no trocar, é no acordar. Então ser mãe é algo lindo, é divino. Feliz dia das mães para todas as mamães. ”, encerra.
Vivenciando a gestação como se fosse a primeira vez
Muitas mamães acabam vivenciando novamente a emoção que sentiram ao ter o primeiro filho em outras gestações. É o caso da cozinheira Estela dos Santos Ventura que teve o pequeno Uriel, no HMI, depois de 11 anos do segundo filho. Ela relata que cada gravidez é uma experiência diferente. “Às vezes é planejado, às vezes não é. No meu caso não foi, mas eu descobri e fiquei feliz. Adoro amamentar, que é a melhor parte, quando a criança cresce também, que se mexe. É um amor infinito”, expõe.
Estela lembra que essa gravidez foi mais agitada que as outras, pois teve um sangramento no início da gestação. Ela teve que ficar de repouso por 16 dias, enquanto tomava hormônio (progesterona). Uriel nasceu no domingo, 27 de abril, às 14h20, com 38 semanas, saudável. O planejado era ele nascer na terça-feira, 29, mas Estela relata que ele quis nascer antes.
“Ele veio antes, ele quis vir no domingo. Eu comecei a perder líquido às 6 horas da manhã. Quando eu cheguei aqui, o médico fez o toque e a bolsa estourou. Como eu já estava com a papelada toda pronta, eu entrei. Só esperei mesmo o procedimento e os exames. Já aproveitei e quis fazer laqueadura para encerrar a fábrica”, justifica.
Sobre o sentimento de ter um bebê a essa altura da vida, ela comenta que um filho sempre é benção na vida de qualquer mãe. “Uma criança é uma bênção na vida da gente, é uma alegria de ter de casa. Somos só eu e meu esposo. Uma criança faz bem. E meu outro já tem 16 anos, mora com meus pais. O Uriel veio, aí agora vai ser a alegria de casa. O Uriel veio para trazer essa alegria. É maravilhoso. Eu tento só a agradecer. Foi o presente que Deus me deu”, comemora.
Ela deixa uma mensagem especial para as mães que também estão vivendo esse momento: “O que eu posso dizer é que cuide bem, ame seus filhos, eduquem, que possa ser que todas tenham o mesmo prazer que eu tive, porque para mim foi enorme. Eu sei que todo mundo ama seus filhos, mas ame mais, cuide mais, principalmente nessa fase de bebezinho porque é a hora que eles mais necessitam de nós. Feliz dia das mães para todas as mães”.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio
The post Dia das mães: A emoção de viver e reviver o sentimento da maternidade pela primeira vez appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 26° Máx. 27°