Com a Unidade Sorrir Presidente Dutra, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove orientação sobre prevenção e combate da pressão arterial para os usuários da unidade. O aposentado, José Miguel Luís dos Santos, 73 anos, é um dos pacientes atendidos, e que faz acompanhamento odontológico há mais de um ano na unidade e tem diagnóstico de hipertensão arterial.
Apesar de tomar regularmente o medicamento para controlar a pressão, seu José Miguel admite que não tem o hábito de medir os níveis diariamente. Ele também relata que, durante os atendimentos odontológicos, já apresentou episódios de pressão alta.
Segundo a palestrante e enfermeira Laize da Silva Rocha, os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão são diversos. Eles se dividem entre os não controláveis, como idade avançada, histórico familiar e etnia (com destaque para a maior incidência entre pessoas negras), e os controláveis, como má alimentação (rica em sal e gordura saturada), obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, estresse crônico e dieta pobre em potássio.
“A hipertensão, muitas vezes, é silenciosa. Mesmo sem sintomas aparentes, ela pode causar danos ao coração, rins, cérebro e olhos ao longo do tempo”, explica Laíze. Quando se manifestam, os sintomas mais comuns são dor de cabeça intensa, tontura, visão embaçada, palpitações, falta de ar, zumbido nos ouvidos, dor no peito e sangramento nasal.
O alerta vai além do controle da pressão: a saúde bucal também influencia diretamente em doenças como a gengivite e a periodontite não afetam apenas os dentes e gengivas, mas podem desencadear uma resposta inflamatória sistêmica no organismo.
“Lares com má saúde bucal tendem a apresentar marcadores inflamatórios mais elevados, o que pode levar ao aumento da resistência à insulina e dos níveis de colesterol, impactando diretamente o sistema cardiovascular”, reforça a enfermeira.
Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, controlar o estresse, fazer uso correto da medicação e, claro, cuidar da saúde bucal são medidas que ajudam a prevenir complicações e promovem qualidade de vida.
Mín. 25° Máx. 27°