Este é o resumo do artigo de 11 páginas que tem o objetivo de demonstrar que as crises política, econômica, social e ambiental, que se aprofundam em todo o mundo, estão a exigir o advento de um novo Iluminismo com base no qual a humanidade possa conviver sem guerras, haja verdadeiro progresso político que assegure que os frutos do progresso econômico e social sejam compartilhados por todos os habitantes do planeta sem exceção e haja a conquista da felicidade coletiva para toda a humanidade. Este artigo visa demonstrar, também, que o novo Iluminismo está proposto no livro de nossa autoria “Como construir um mundo de paz, progresso e felicidade para toda a humanidade”, publicado recentemente pela Editora CRV de Curitiba em suas versões em português e inglês, porque ele aponta o que e como fazer para superar os gigantescos problemas que afetam a humanidade há séculos tornando realidade a construção de uma sociedade ideal, imaginária, perfeita e, por isso, considerada utópica e inalcançável por muitos.
O mundo se defronta na era contemporânea com várias crises. A cada dia que se passa, essas crises se aprofundam nas áreas política, econômica, social e ambiental, seja nos planos nacionais, seja em escala planetária. Mas, a maior crise vivida hoje pela humanidade é a crise intelectual do pensamento que se constitui no principal obstáculo à superação das demais crises e à construção de uma nova sociedade centrada no real progresso econômico, político, social e ambiental. A crise intelectual do pensamento da era contemporânea é que faz com que o mundo em que vivemos funcione de forma caótica como uma nave à deriva rumo ao desastre. O cenário catastrófico que se vislumbra para o futuro da humanidade coloca na ordem do dia a necessidade de que um novo Iluminismo se imponha no mundo para ordenar a vida política, econômica, social e ambiental no presente e no futuro.
Precisamos de um novo Iluminismo para o século XXI. No centro do novo pensamento, deve estar a proteção de todas as formas de vida e do planeta. O único progresso humanamente relevante é o que contribui de fato para o bem-estar de todos os seres humanos e a preservação da natureza que os automatismos do crescimento econômico não bastam para assegurá-lo. O progresso, nesse sentido, não deve ser visto como uma doação espontânea da técnica, mas uma construção intencional pela qual os homens decidem o que deve ser produzido, como e para quem, evitando ao máximo os custos sociais e ecológicos de uma industrialização selvagem. Esse progresso não pode depender nem de decisões empresariais isoladas, como é preconizado pelos ideólogos do neoliberalismo, nem das diretrizes burocráticas de um Estado centralizador, como é defendido pelos ideólogos do socialismo nos moldes soviéticos, e sim de impulsos emanados da própria sociedade democrática.
O Iluminismo do século XXI mantém sua fé na ciência, mas sabe que ela precisa ser controlada socialmente e que a pesquisa científica e tecnológica precisa obedecer aos fins e valores estabelecidos com base no consenso social, para que ela não se converta em uma força cega, a serviço da guerra e da dominação. O Iluminismo do século XXI assume como sua bandeira mais valiosa a doutrina dos direitos humanos, sem ignorar que na maior parte da humanidade só profundas reformas sociais e políticas podem assegurar sua fruição efetiva. Combate o poder ilegítimo, consciente de que ele não se localiza apenas no Estado tirânico, mas também na sociedade, em que ele se tornou invisível e total, molecular e difuso, aprisionando o indivíduo em suas malhas tão seguramente como na época da monarquia absolutista. O Iluminismo do século XXI luta sem quartel pela liberdade e contra a opressão de qualquer espécie. Busca edificar uma nova ordem mundial que seja capaz de organizar não apenas as relações entre os homens na face da Terra, mas também suas relações com a natureza e elaborar um contrato social planetário que possibilite o desenvolvimento econômico e social e o uso racional dos recursos da natureza em benefício de toda a humanidade.
A edificação de um novo Iluminismo poderia ser realizado colocando em prática o proposto no livro de nossa autoria de 348 páginas, publicado nas versões em português e inglês, que tem como título COMO CONSTRUIR UM MUNDO DE PAZ, PROGRESSO E FELICIDADE PARA TODA A HUMANIDADE e como subtítulo Como realizar as utopias planetárias para a construção de um mundo de paz, progresso e felicidade para toda a humanidade. A premissa estabelecida é a de que o novo Iluminismo poderá ser posto em prática se as grandes utopias planetárias se realizarem visando a construção de um mundo de paz, progresso e felicidade para toda a humanidade. As utopias planetárias podem ser compreendidas como a ideia de uma sociedade ideal, imaginária, perfeita e, por isso, considerada por muitos inalcançável.
Neste livro, foram consideradas 12 utopias planetárias que precisam ser realizadas visando a construção de um mundo de paz, progresso e felicidade para toda a humanidade descritas a seguir:
1. A conquista da paz mundial para evitar novas guerras e, sobretudo, a eclosão da 3ª Guerra Mundial
2. A conquista da democracia plena em todos os países do mundo para evitar ditaduras e falsas democracias
3. A prevalência dos valores da civilização sobre a barbárie no mundo
4. A conquista do socialismo democrático em todos os países do mundo para substituir o capitalismo decadente
5. A construção do Estado de Bem Estar Social em todos os países do mundo para eliminar as desigualdades econômicas e sociais
6. O uso racional dos recursos da natureza no mundo para evitar sua contínua devastação
7. O fim do caos econômico e social nos planos nacional e global com adoção do planejamento econômico racional em cada país e mundialmente
8. A existência de cidades verdes e inteligentes em todos os países do mundo para evitar a continuidade de cidades degradadas social e ambientalmente
9. Utilização da ciência e da tecnologia exclusivamente para o bem da humanidade para evitar seu maléfico uso
10. A conquista da imortalidade dos seres humanos para se contrapor à inevitabilidade da morte
11. A conquista da sobrevivência da humanidade diante das ameaças à sua extinção provocadas pelos seres humanos e pelas forças da natureza existentes no planeta Terra e aquelas vindas do espaço
12. A conquista da felicidade dos seres humanos, individual e coletivamente que ocorrerá se a humanidade for bem sucedida na construção de um mundo melhor que venha a acontecer em todos os quadrantes da Terra.
O pressuposto é o de que o mundo vivenciaria um novo Iluminismo ao transformar em realidade as 12 utopias planetárias acima descritas. O livro “COMO CONSTRUIR UM MUNDO DE PAZ, PROGRESSO E FELICIDADE PARA TODA A HUMANIDADE” busca, portanto, apresentar nossa visão sobre como tornar realidade as 12 utopias planetárias e promover o progresso científico, político, econômico e social da humanidade com o propósito de construir um mundo melhor e conquistar a felicidade humana individual e coletivamente.
Para assistir o vídeo, acessar o website https://www.youtube.com/watch?
Para ler o artigo de 11 páginas em Português, Inglês e Francês, acessar os websites do Academia.edu <https://www.academia.edu/
Para adquirir o livro na língua portuguesa, acessar o website da Editora CRV:
Para adquirir o livro na língua inglesa, acessar o website da Editora CRV:
Mín. 24° Máx. 27°