Recentemente, nove piauienses concluíram com sucesso o Curso Superior de Bombeiro Militar na cidade de Porto Velho, estado de Rondônia. Grande parte da formação é voltada para atribuições administrativas e o feito é motivo de orgulho para os agentes da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP). O curso foi realizado entre os meses de janeiro a abril deste ano.
Para a chefe de gabinete e relações públicas do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), coronel Najra Nunes, a conquista demonstra o alto nível de excelência da corporação piauiense.
“O Curso Superior de Bombeiro Militar é fundamental para a formação de profissionais capacitados a lidar com situações que exigem gestão qualificada e liderança comprometida, tanto com os militares quanto com o funcionamento eficiente de toda a corporação. Tivemos o orgulho de integrar a lista de 135 militares – entre policiais e bombeiros – que concluíram essa formação de alto nível. E tivemos ainda mais satisfação ao ver um piauiense conquistando o primeiro lugar geral. Todo o Corpo de Bombeiros e o Piauí estão de parabéns por esse grande feito alcançado em Rondônia”, destacou a coronel.
A coronel Najra Nunes apontou os principais benefícios da formação como sendo o desenvolvimento de habilidades, já que contribui para o aprimoramento de competências essenciais ao exercício da profissão; a melhoria na resposta a emergências, no sentido que a formação adequada permite uma atuação mais eficaz e segura, tanto no setor administrativo quanto nas equipes operacionais; e o fortalecimento da corporação, tendo em vista que a qualificação de profissionais aumenta a credibilidade da instituição e reforça a confiança da sociedade na atuação dos bombeiros.
A formação superior dos bombeiros militares reflete diretamente na segurança pública, conforme explicou a coronel, pois, segundo ela, na segurança pública, bombeiros bem preparados são essenciais para a proteção da população e para o fortalecimento do sistema de segurança. “Em resumo, o Curso Superior de Bombeiro Militar é indispensável para a formação de profissionais altamente qualificados e para o fortalecimento da segurança pública. A conclusão desse curso por nossos piauienses em Rondônia é uma demonstração clara do compromisso do nosso comandante-geral, José Rêgo, e de toda a corporação, com a excelência no serviço prestado à sociedade”, finalizou Najra Nunes.
Mín. 25° Máx. 28°