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Tecnologia Opinião

A EDUCAÇÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AS DEFICIÊNCIAS DE SUA APLICAÇÃO NO BRASIL.

John McCarthy, Inteligência Artificial é “a ciência e engenharia de produzir sistemas inteligentes”.

04/07/2024 às 18h38
Por: Colunista Fonte: Fernando Alcoforado*
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Imagem criada - Robô, humanoide pensativo (Educação & Tecnologia) / Reprodução Internet
Imagem criada - Robô, humanoide pensativo (Educação & Tecnologia) / Reprodução Internet

Este é o resumo do artigo de 8 páginas que tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada no desenvolvimento da educação com os benefícios e os riscos relacionados com sua utilização, bem como mostrar as deficiências na aplicação da Inteligência Artificial nos processos de ensino no Brasil. Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia computacional ou um conjunto de tecnologias como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado cujo objetivo é imitar capacidades mentais humanas, tais como: raciocínio, percepção de ambiente e capacidade de tomada de decisão. A tecnologia é desenvolvida com o intuito de que máquinas possam resolver uma série de problemas, abordando desde a grande complexidade de gestões governamentais e da indústria às tarefas do cotidiano do homem e mulher modernos. Para isso, a IA utiliza uma sofisticada tecnologia de aprendizado, permitindo que ela aprenda com um grande conjunto de dados e atue por conta própria.  O objetivo geral da IA é criar máquinas que possam operar com o mesmo nível de capacidade cognitiva dos humanos, ou até superá-lo.

Nas palavras do cientista de computação que criou o termo, John McCarthy, Inteligência Artificial é “a ciência e engenharia de produzir sistemas inteligentes”. É a tecnologia empregada para fazer máquinas se comportarem como humanos na realização de atividades manuais, tomada de decisões, compreensão de dadoe até a criação de conteúdo (inovação mais recente). As máquinas são munidas de dados e programadas para aprender com eles, dividindo as informações em camadas e reconhecendo padrões. A Inteligência Artificial (IA), em especial a IA generativa, está se popularizando rapidamente e transformando diversas áreas da sociedade, inclusive a educação. Quais são os benefícios e os riscos da Inteligência Artificial na educação? A Inteligência Artificial pode ajudar o professor a elaborar questões, fazer o planejamento de aulas e avaliar o desempenho dos estudantes. Para o aluno, a IA facilita a pesquisa e a obtenção de conhecimento. Mas isso não significa substituição do papel do professor. Muito pelo contrário, o desenvolvimento da habilidade de manusear corretamente essa tecnologia será mais uma tarefa do docente no contexto da cultura digital. Hoje, o papel do professor não é de mero transmissor de informações, e sim de mediador e apoiador no processo de aprendizagem. Da mesma forma, a atribuição da escola, no que tange à formação dos estudantes, é muito mais complexa do que o fornecimento de conhecimento técnico. Ela deve desenvolver o raciocínio lógico, a empatia, a ética e o senso crítico.

A Inteligência Artificial pode trazer melhorias para o processo educacional, mas também traz riscos e desafios para as instituições de ensino. Os benefícios da Inteligência Artificial na educação são vários ao proporcionar: 1) novas ferramentas de pesquisa para ao alunos; 2) o aprendizado pelo aluno em qualquer hora e em qualquer lugar; 3) o ensino personalizado; 4) a conexão com outras culturas e idiomas; 5) a automação das avaliações; e, 6) a gestão escolar data-driven (baseada em dados). Os riscos da Inteligência Artificial na educação são os seguintes [2]: 1) o uso não crítico e não consciente das tecnologias; 2) facilitação do plágio; 3) desinformação e disseminação de notícias falsas; 4) aprofundamento da desigualdade educacional; 5) dependência excessiva da tecnologia; 6) aprendizagem mecânica; 7) discriminação; e, 8) violação de privacidade. As instituições de ensino em todos os níveis, seus administradores e professores devem perseverar no sentido de fazer prevalecer os benefícios e evitar os riscos do uso da Inteligência Artificial na educação.

De acordo com dados da pesquisa inédita Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil, divulgada pelo Instituto Semesp - entidade que representa mantenedoras de ensino superior, realizada entre 18 a 31 de março de 2024, com 444 docentes das redes pública e privada, do ensino infantil ao médio, de todas as regiões do País apenas pouco mais de um terço, 39,2%, dos professores entrevistados disseram que sempre utilizam a Inteligência Artificial como ferramenta de ensino. Embora considerem importante o uso dessas ferramentas, os professores também relatam problemas estruturais e pedagógicos que impedem ou dificultam o uso da tecnologia nas escolas. Entre esses problemas estão a falta de internet na escola, a falta de formação dos próprios professores para o uso das tecnologias no ensino e também maior dificuldade para prender a atenção dos alunos. Pouco menos da metade dos professores, 45,7%, respondeu que, na escola em que leciona, os professores e alunos têm acesso à tecnologia, como computadores, internet, etc. Outros 7% responderam que ainda não há acesso à tecnologia nas unidades de ensino nas quais trabalham. 

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Pouco mais da metade (52%) dos universitários brasileiros usa inteligência artificial (IA) nos estudos, de acordo com uma pesquisa global realizada pela Chegg.org, o braço sem fins lucrativos da empresa de tecnologia educacional Chegg. Foram ouvidos 1.010 estudantes de 18 a 21 anos no Brasil. Metade dos estudantes brasileiros acredita que as universidades deveriam promover o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para auxiliar nos trabalhos. Enquanto 44% acredita que o seu uso deveria ser limitado, e apenas 7% acha que o uso de IA deveria ser banido nas universidades. Sem diretrizes, ensino superior ainda tenta entender o impacto da Inteligência Artificial como a Universidade de Princeton e a Universidade da Pensilvânia, ambas nos Estados Unidos. Desde que o ChatGPT ferramenta que pode “conversar” com as pessoas por meio de mensagens de texto, ganhou popularidade, o termo Inteligência Artificial tem sido cada vez mais frequente em rodas de conversas dentro e fora da sala de aula. 

No caso do ensino superior, muitas universidades ainda estão preocupadas e ainda não sabem o que fazer se, porventura, um estudante utilizar uma plataforma de IA generativa, como é o caso do ChatGPT, para realizar trabalhos. Especialistas destacam que mais importante do que ensinar sobre as técnicas, as universidades devem trabalhar a ética dos processos. Das questões éticas ao potencial das ferramentas, dos modelos de regulação à didática crítica e ao desenvolvimento docente foram tópicos abordados durante o 8º Congresso de Graduação da USP, que teve como tema Inteligência artificial na graduação: um convite ao debate. A programação diversificada contou com mesas-redondas, apresentação de especialistas, sessão de pôsteres digitais, exposição e atividades culturais. Neste evento, houve uma recomendação de que, para implementar novas tecnologias de ensino, como a IA e outras ferramentas, é preciso formar docentes, o que passa pela pós-graduação, e modernizar a  graduação com olhar no protagonismo dos alunos.

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Pelo exposto, constata-se que a Inteligência Artificial trará benefícios incomensuráveis às instituições de ensino, a seus gestores, aos professores e aos alunos em todos os níveis, que existem riscos que precisam ser evitados em sua utilização, que muitas universidades no mundo ainda não sabem o que fazer quanto ao uso da Inteligência Artificial na educação e que o Brasil apresenta grandes deficiências na aplicação das ferramentas da Inteligência Artificial na educação em todos os seus níveis de ensino.

Para assistir o vídeo, acessar o website https://www.youtube.com/watch?v=ZzdBEmsBjCw

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Para ler o artigo completo de 8 páginas em Português, Inglês e Francês, acessar os websites do Academia.edu <https://www.academia.edu/121751851/A_EDUCA%C3%87%C3%83O_COM_A_INTELIG%C3%8ANCIA_ARTIFICIAL_E_AS_DEFICI%C3%8ANCIAS_DE_SUA_APLICA%C3%87%C3%83O_NO_BRASIL>, <https://www.academia.edu/121751924/THE_EDUCATION_WITH_ARTIFICIAL_INTELLIGENCE_AND_THE_DEFICIENCIES_OF_ITS_APPLICATION_IN_BRAZIL> e <https://www.academia.edu/121752007/L%C3%89DUCATION_AVEC_INTELLIGENCE_ARTIFICIELLE_ET_LES_D%C3%89FICIENCES_DE_SON_APPLICATION_AU_BR%C3%89SIL>, do SlideShare <https://pt.slideshare.net/slideshow/a-educacao-com-a-inteligencia-artificial-e-as-deficiencias-de-sua-aplicacao-no-brasil-pdf/270046369>, <https://pt.slideshare.net/slideshow/the-education-with-artificial-intelligence-and-the-deficiencies-of-its-application-in-brazil-pdf/270046397> e <https://pt.slideshare.net/slideshow/l-education-avec-intelligence-artificielle-et-les-deficiences-de-son-application-au-bresil-pdf/270046423>, do WordPress <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4527>, <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4530> e < https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4532> e do Linkedin <https://www.linkedin.com/pulse/educa%C3%A7%C3%A3o-com-intelig%C3%AAncia-artificial-e-defici%C3%AAncias-de-alcoforado-kgdpf/?trackingId=XsGsI%2B74G8CL%2FQFT1HUgSw%3D%3D>, <https://www.linkedin.com/pulse/education-artificial-intelligence-deficiencies-its-alcoforado-imqpf/?trackingId=RF0HAZjSsjPBnPkjDzrpkg%3D%3D> e <https://www.linkedin.com/pulse/l%C3%A9ducation-avec-intelligence-artificielle-et-les-de-son-alcoforado-8cjif/?trackingId=iGetMIcucnRM0TPod9YcHw%3D%3D>.

  • Fernando Alcoforado, 84, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, do IPB- Instituto Politécnico da Bahia e da Academia Baiana de Educação, engenheiro pela Escola Politécnica da UFBA e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário (Engenharia, Economia e Administração) e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, foi Assessor do Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da LIGHT S.A. Electric power distribution company do Rio de Janeiro, Coordenador de Planejamento Estratégico do CEPED- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017),  Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019), A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021), A escalada da ciência e da tecnologia ao longo da história e sua contribuição ao progresso e à sobrevivência da humanidade (Editora CRV, Curitiba, 2022), de capítulo do livro Flood Handbook (CRC Press, Boca Raton, Florida, United States, 2022), How to protect human beings from threats to their existence and avoid the extinction of humanity (Generis Publishing, Europe, Republic of Moldova, Chișinău, 2023) e A revolução da educação necessária ao Brasil na era contemporânea (Editora CRV, Curitiba, 2023).
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Sobre Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997),De Collor a FHC — O Brasil.
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