O que faz a possibilidade de a 3.ª Guerra Mundial ser cada vez provável é o acirramento atual do conflito entre a Rússia, de um lado, e os Estados Unidos, a OTAN e a Ucrânia, de outro lado. Além disso, os Estados Unidos estão articulando a constituição de uma OTAN Ásia-Pacífico para confrontar militarmente a China. O mundo caminha para eclosão da 3.ª Guerra Mundial porque a proliferação de guerras interessa ao imperialismo norte-americano e à sua indústria bélica sócios no propósito de alcançarem seus objetivos, o primeiro, de manter sua hegemonia mundial e, o segundo, de aumentar sua lucratividade com a venda de armas.
Com as guerras e os consequentes gastos militares, o imperialismo norte-americano visa manter o crescimento de sua economia e alcançar seus objetivos geopolíticos de manter sua dominação no mundo e, por sua vez, a indústria bélica busca maximizar seus lucros com a venda de armamentos ao governo dos Estados Unidos e a seus aliados. A ameaça de uma nova guerra mundial se fortalece, também, diante da falência do sistema internacional em assegurar a paz mundial.
Este artigo aborda a contribuição da indústria bélica no nascimento e na expansão do imperialismo norte-americano, o fortalecimento do imperialismo norte-americano com a constituição da OTAN, a expansão da OTAN na Europa para enfrentar a Rússia e a criação de uma versão Ásia-Pacífico da OTAN para enfrentar a China, os gastos militares como sustentação econômica, geopolítica e imperialista dos Estados Unidos, o nascimento do império unificado global sob a liderança dos Estados Unidos e como impedir a eclosão da 3ª Guerra Mundial.
Para afastar definitivamente novos riscos de eclosão da 3ª Guerra Mundial e se concretize a paz em nosso planeta, foi proposto que todos os povos amantes da paz e países não alinhados aos beligerantes se mobilizem mundialmente para se contraporem à nova ordem mundial imposta pelo império global unificado sob a liderança dos Estados Unidos se articulando em defesa de um novo sistema internacional que seja capaz de garantir a paz mundial.
Para assistir o vídeo, acessar o website <https://www.youtube.com/
Para ler o artigo de 10 páginas em Português, Inglês e Francês, respectivamente, acessar os websites do Academia.edu <https://www.
* Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do IPB- Instituto Politécnico da Bahia, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, foi Assessor do Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da LIGHT S.A. Electric power distribution company do Rio de Janeiro, Coordenador de Planejamento Estratégico do CEPED- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.
Mín. 24° Máx. 27°