Segunda, 18 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Ameaça

ÁRVORES DO PLANETA TERRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Na América do Sul, continente que abriga a maior diversidade de árvores do mundo, 3.356 das 13.668 espécies documentadas estão ameaçadas de extinção, segundo a IUCN.

17/11/2024 às 23h08
Por: Colunista Fonte: Fernando Alcoforado*
Compartilhe:
Foto: Reprodução internet / YouTube
Foto: Reprodução internet / YouTube

Este artigo tem por objetivo informar que mais de um terço das árvores do planeta Terra estão ameaçadas de extinção tomando por base o artigo sob o título “COP16 sur la biodiversité: plus d'un tiers des espèces d'arbres de la planète sont menacées d'extinction”, publicado em 29/10/2024 pela Francetvinfo, disponível no website <https://www.francetvinfo.fr/monde/environnement/biodiversite/cop/cop16-sur-la-biodiversite-en-colombie-plus-d-un-tiers-des-especes-d-arbres-de-la-planete-est-menace-d-extinction-alerte-l-uicn_6866492.html>, que informa que mais de um terço das espécies de árvores do planeta estão ameaçadas de extinção e que, em relatório, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) apela aos países reunidos na Colômbia para que mantenham o seu compromisso de parar a destruição da natureza até 2030.

Por ocasião da 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, COP 16, realizada este ano em Cali (Colômbia), a União Internacional para a Conservação da Natureza efetuou uma nova avaliação da saúde das árvores do planeta. De acordo com o relatório da IUCN, a biodiversidade não é apenas animal, é também vegetal. Mais de uma em cada três espécies de árvores está em perigo de extinção. O número total de espécies de árvores é estimado em 58.000. Das 47.282 espécies sobre as quais os cientistas dispõem de informações bastante completas, pelo menos 16.425 estão ameaçadas de extinção. Na América do Sul, continente que abriga a maior diversidade de árvores do mundo, 3.356 das 13.668 espécies documentadas estão ameaçadas de extinção, segundo a IUCN.

Entre as espécies ameaçadas estão a castanha-da-índia, conhecida na Europa pelas suas propriedades medicinais, o mogno de folhas grandes, um precioso mogno da América Latina utilizado para construção e mobiliário e, também, muitas espécies de eucalipto e magnólia. De acordo com o relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza, a humanidade é a principal causa da extinção das árvores do planeta. A deflorestação para agricultura intensiva ou através do aumento da exploração de madeira, de parasitas e de espécies invasoras, bem como as alterações climáticas causadas pela humanidade, estão entre as principais ameaças citadas pela UICN. Como componente determinante de muitos ecossistemas, as árvores são fundamentais para a vida na Terra através do seu papel nos ciclos de carbono, água e nutrientes, na formação do solo e na regulação do clima, lembrou a UICN.

De acordo com o relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o desaparecimento de espécies de árvores representa uma grande ameaça para milhares de outras plantas, fungos e animais que partilham os seus ecossistemas. Ameaça também a vida e o bem-estar da humanidade, que depende das florestas para alimentação, lenha e madeira para construção, mas também para medicamentos, purificação do ar e regulação do clima através da absorção dos gases do efeito estufa, especialmente o carbono. As mudanças climáticas globais ameaçam cada vez mais a sobrevivência das árvores, especialmente nos trópicos, e contribuem para a subida do nível do mar e a ocorrência de tempestades mais fortes e frequentes como as que se registraram no Brasil nos últimos tempos. Devido à deflorestação ou desmatamento realizado para o desenvolvimento urbano e agrícola, o relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza apontou, também, a ocorrência de ataques às árvores por espécies invasoras, pragas e doenças.

Continua após a publicidade

Faltou, entretanto, ao relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza apontar os verdadeiros responsáveis pela ameaça de extinção das árvores e pela mudança climática global que é o sistema capitalista, predador da natureza. Faltou ao relatório da UICN apontar a necessidade de construção de uma sociedade sustentável em todo o planeta que, entre outros objetivos, assegure a existência de uma base biológica restaurada e estabilizada, que o uso da terra siga os princípios básicos de estabilidade biológica (retenção de nutrientes, balanço de carbono, proteção do solo, conservação de água e preservação de diversidade de espécies) e que as áreas rurais tenham maior diversidade do que atualmente com o manejo equilibrado da terra, onde haja a rotação de culturas e cultivo de espécies, e não haja culturas desperdiçadas.  

É importante destacar que, na construção de uma sociedade sustentável, as florestas tropicais precisam ser conservadas, não haja desmatamento para obtenção de madeira e outras produtos, a necessidade de que milhões de hectares de novas árvores sejam plantadas nas cidades e nas áreas rurais, os esforços para deter a desertificação transformem áreas degradadas em terras produtivas, o uso exaustivo de pastagens seja eliminado, assim como a cadeia alimentar de sociedades afluentes inclua menos carne e mais grãos e vegetais. Na construção de uma sociedade sustentável, os valores que enfatizam quantidade, expansão, competição e dominação, que são características do modo de produção capitalista, que enfatiza a busca cega para o crescimento econômico a todo custo, sejam abandonados dando origem a uma economia sustentável de modo que o crescimento econômico seja menos intensivo no consumo de matérias-primas e energia e mais equitativo na distribuição de seus resultados à população.  Finalmente, na construção de uma sociedade sustentável, é preciso que uma verdadeira revolução política e cultural seja realizada em todo o mundo para que o paradigma do desenvolvimento atual seja substituído pelo paradigma do desenvolvimento sustentável. 

Continua após a publicidade

Estamos, pelo exposto, diante de um momento crítico na história da Terra e da humanidade, numa época em que é preciso escolher o caminho a ser dado ao seu futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil, a humanidade enfrenta ao mesmo tempo grandes perigos e grandes promessas em relação ao seu futuro. Devemos reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e modos de vida, somos uma comunidade terrestre com um destino comum. Para construir uma sociedade sustentável, é um imperativo que todos nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade para com cada um e para com todos, visando a continuidade da vida no planeta e das futuras gerações. Devemos unir forças para criar uma sociedade global sustentável baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e na cultura da paz.

Para assistir o vídeo, acessar o website https://www.youtube.com/watch?v=I7Vx7c0YF_4&t=2s

Continua após a publicidade

Para ler o artigo completo de 6 páginas em Português, Inglês e Francês, acessar os websites do Academia.edu <https://www.academia.edu/125582565/%C3%81RVORES_DO_PLANETA_TERRA_AMEA%C3%87ADAS_DE_EXTIN%C3%87%C3%83O>, <https://www.academia.edu/125582686/TREES_ON_PLANET_EARTH_ARE_THREATENED_WITH_EXTINCTION> e <https://www.academia.edu/125582697/LES_ARBRES_DE_LA_PLAN%C3%88TE_TERRE_MENAC%C3%89S_DEXTINCTION>, do SlideShare <https://pt.slideshare.net/slideshow/arvores-do-planeta-terra-ameacadas-de-extincao-pdf/273344911>, <https://pt.slideshare.net/slideshow/trees-on-planet-earth-are-threatened-with-extinction-pdf/273344993> e <https://pt.slideshare.net/slideshow/les-arbres-de-la-planete-terre-menaces-d-extinction-pdf/273345017>, do WordPress <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4992>,  <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4994> e <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4996> do Linkedin <https://www.linkedin.com/pulse/%C3%A1rvores-do-planeta-terra-amea%C3%A7adas-de-extin%C3%A7%C3%A3o-alcoforado-i8caf/?trackingId=qvvql6cO%2F1%2B6Gck2WeD1Vw%3D%3D>, <https://www.linkedin.com/pulse/trees-planet-earth-threatened-extinction-fernando-a-g-alcoforado-c4uof/?trackingId=5LQ9K4d7NoFrZXgjrgfvBw%3D%3D> e <https://www.linkedin.com/pulse/les-arbres-de-la-plan%C3%A8te-terre-menac%C3%A9s-dextinction-alcoforado-ibnuf/?trackingId=Q1JhplmwUrMtfKWU7Ig5Iw%3D%3D>.

  • Fernando Alcoforado, 84, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, do IPB- Instituto Politécnico da Bahia e da Academia Baiana de Educação, engenheiro pela Escola Politécnica da UFBA e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário (Engenharia, Economia e Administração) e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, foi Assessor do Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da LIGHT S.A. Electric power distribution company do Rio de Janeiro, Coordenador de Planejamento Estratégico do CEPED- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017),  Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019), A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021), A escalada da ciência e da tecnologia ao longo da história e sua contribuição ao progresso e à sobrevivência da humanidade (Editora CRV, Curitiba, 2022), de capítulo do livro Flood Handbook (CRC Press, Boca Raton, Florida, United States, 2022), How to protect human beings from threats to their existence and avoid the extinction of humanity (Generis Publishing, Europe, Republic of Moldova, Chișinău, 2023), A revolução da educação necessária ao Brasil na era contemporânea (Editora CRV, Curitiba, 2023), Como construir um mundo de paz, progresso e felicidade para toda a humanidade (Editora CRV, Curitiba, 2024) e How to build a world of peace, progress and happiness for all humanity (Editora CRV, Curitiba, 2024).  
  •  
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Fernando Alcoforado
Fernando Alcoforado
Sobre Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997),De Collor a FHC — O Brasil.
Salvador, BA Atualizado às 23h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 26°

Ter 26°C 25°C
Qua 26°C 24°C
Qui 26°C 25°C
Sex 27°C 24°C
Sáb 27°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes