Dirigir alcoolizado, falar ao celular enquanto está ao volante e não usar o cinto de segurança são atitudes perigosas em qualquer época do ano, mas principalmente durante o Carnaval, quando o consumo de bebida alcoólica aumenta e o trânsito de veículos é mais intenso. Para conscientizar a população sobre essa realidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou nesta quinta-feira, 27, um comando educativo na Avenida Augusto Franco, no cruzamento próximo ao Centro Administrativo da Saúde (CAS).
A iniciativa é mais uma ação do Projeto Amigo do Samu, que se desdobra em várias edições e temáticas durante o ano, sempre com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito nas estradas sergipanas, conforme informou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa. “Iniciamos 2025 com o primeiro comando educativo do Projeto Amigo do Samu. Durante todo o ano, trabalharemos em campanhas importantes com o objetivo de orientar a população sobre práticas seguras para evitar acidentes e, principalmente, para aproximar a sociedade sergipana do importante papel desempenhado pelo Samu 192 Sergipe, garantindo que todos saibam utilizar o serviço de forma eficaz”, destacou o superintendente.
A ação contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Segundo o gerente do Núcleo de Educação Permanentemente (NEP) do Samu 192 Sergipe, Kelson Rozário, a ação é uma iniciativa educativa voltada para conscientizar motoristas e foliões durante o Carnaval. “Por ser um período conhecido por excessos, especialmente no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas, à falta de uso de capacetes e à insegurança no trânsito, o nosso foco é promover a conscientização, para que a população perceba que quanto mais negligentes forem em relação às normas de trânsito, maior será a sua vulnerabilidade a acidentes e mais graves poderão ser as consequências”, explicou Kelson.
População aprova iniciativa
“Essa ação é extremamente importante, pois muitos motoristas hoje em dia estão imprudentes ao usar o celular enquanto dirigem. Essa prática irresponsável não só coloca em risco a vida deles, mas também a de pessoas que não estão diretamente envolvidas na situação. Portanto, iniciativas como essa são fundamentais, pois ajudam a evitar acidentes e contribuem para um trânsito mais seguro para todos”, disse o motociclista Antônio Wellington.
O eletricista Francisco Simplício, que sempre vai ao trabalho a pé, aprovou a ação. “É fundamental conscientizar a população, seja ciclistas, motoristas ou pedestres. Atualmente, observamos muitas ocorrências, especialmente pela manhã, envolvendo todos esses grupos. Por isso, é essencial promover a conscientização na sociedade. Temos nossos compromissos diários, mas não adianta se apressar; o importante é chegar ao destino com segurança, seja rápido ou devagar”, opinou o pedestre.
O ciclista Lucival Alves Lima também concorda com a conscientização de todos que compõem o trânsito. “Eu utilizo essa ciclovia diariamente e, na verdade, ando mais de bicicleta. O Samu está absolutamente correto em promover essa conscientização, especialmente neste período de carnaval, quando o trânsito se torna mais intenso e há um grande número de turistas na cidade”, comentou Lucival.
Mín. 26° Máx. 28°