
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) recebeu alunos do curso de agroindústria do campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em uma visita técnica guiada à estação de tratamento de esgoto (ETE) de Itabaiana, cidade do Agreste do estado. A ação foi promovida pela Coordenação de Educação Ambiental (Ceam) da empresa.
Durante a atividade, os alunos participantes foram apresentados por colaboradores técnicos da empresa aos principais componentes dos equipamentos, receberam explicações sobre os principais procedimentos envolvidos no tratamento dos efluentes, e puderam tirar dúvidas sobre detalhes a respeito da operação da ETE.
A discente Gabriela Almeida Feitosa afirmou que a visita foi uma oportunidade de aliar o conhecimento teórico à prática. Para ela, isso contribui para fixar o que aprende em sala de aula. “Pudemos ver como os mecanismos de tratamento funcionam, de que forma o esgoto entra e de que maneira ele sai. Achei muito bacana porque retorna a água à natureza de modo não agressivo”, ressalta.
O aluno Clisson Marques tem opinião similar à de Gabriela. Na avaliação dele, a iniciativa é uma maneira de complementar sua formação profissional. “Estudamos o tratamento de resíduos, mas não tivemos a oportunidade de visualizar a parte prática. Agora, pudemos observar como se dão os processos que vimos na matéria. Achei bem interessante”, considera.
Ação aprovada
A professora do curso de Agroindústria da UFS, Caliandra Freitas de Carvalho, destacou a ação da companhia, que possui uma série de projetos voltados à conscientização e educação ambiental, a exemplo do ‘Saneamento Expresso’ e ‘Deso Comunidade’. “A disseminação de conhecimento é crucial, seja por nós, professores, ou por outras instituições. As empresas podem colaborar de uma forma muito participativa. Essa atividade contribuiu muito aos nossos estudantes”, afirma.
A visita guiada aconteceu no âmbito do programa ‘Escola vem à Deso’, que promove visitas técnicas orientadas e supervisionadas da comunidade escolar a ETAs e a ETEs. “Abrimos as portas das nossas unidades para que esses futuros profissionais conheçam mais não apenas sobre o que a Deso faz no cotidiano, mas como funciona o ciclo do saneamento, e a grande importância disso para o meio ambiente”, frisa o coordenador da Ceam, José Jorge.





Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°