Fevereiro Laranja é a temática da roda de conversa entre aposentados e pensionistas, e equipe do SergipePrevidência, realizada pelo SergipePrevidência e Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ocorrida nesta terça-feira, 25, o encontro visa conscientizar sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da Leucemia, uma espécie de câncer do sangue, e a importância da doação de medula óssea.
Com frequência mensal, as rodas de conversa fazem parte do calendário de ações do Programa Melhor Idade do SergipePrevidência, sempre em parceria com outras pastas da rede estadual. O Melhor Idade transforma a Previdência sergipana no Centro de Convivência Multidisciplinar dos aposentados e pensionistas do Governo do Estado.
Helena de Matos é professora aposentada, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), e aluna do Programa Melhor Idade do SergipePrevidência.
“O Centro de Convivência do SergipePrevidência é maravilhoso, nos acolhe, prestigia, transforma e melhora nossas vidas, nos mantém ativas e atualizadas saúde, educação, cultura e bem estar. A palestra da leucemia me tranquilizou e confortou, por trazer detalhes sobre essa enfermidade”, afirma.
Médico hematologista do Hemose, Richer Mota comenta sobre como parcerias entre instituições contribuem para a ampliação e diversificação de estoques de materiais da FSPH.
“Auxilia na divulgação de serviços e de como cada pessoa alcançada passa a ser um agente multiplicador de informações verdadeiras e importantes. Além da temática Leucemia, abordamos também sobre a importância da regularidade na doação de sangue, de se cadastrar como doador de medula óssea. Essas oportunidades são essenciais no esclarecimento de informações e da funcionalidade do Hemose, por interagir, trazer o sentimento de contribuição para a saúde nossa e de outras pessoas, em busca da construção de um mundo melhor”, pontua Richer.
Mín. 25° Máx. 27°