Quarta, 26 de Fevereiro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Ação Social Sergipe

Inclusão e cidadania no verão sergipano são garantidos com o banho assistido

A ação tem ocorrido nas praias e é realizada através de parceria do Governo do Estado com o Projeto Estrelas do Mar

26/02/2025 às 18h28
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Matheus Cordeiro/Ascom Seasic
Foto: Matheus Cordeiro/Ascom Seasic

Durante o verão, os banhos de rio e mar são a grande pedida para momentos de lazer e diversão. Com uma faixa litorânea de belas praias, muitos sergipanos aproveitam para se refrescar e diminuir a sensação das altas temperaturas da estação. Para que todos possam aproveitar ainda mais o clima, o banho assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida é uma maneira inclusiva para que todos usufruam da praia de forma democrática. 
 
O banho assistido é uma iniciativa que permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam entrar no mar com segurança. Em Sergipe, o Governo do Estado, através das secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Projeto Estrelas do Mar, tem desenvolvido essa prática nas praias na estação mais quente do ano. 
 
“Com o serviço de banho assistido, o Governo evidencia, mais uma vez, o seu compromisso com a inclusão em atividades que fortalecem os laços de cidadania e garantia dos direitos humanos. A ação objetiva incluir as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos com dificuldade de locomoção, bem como seus familiares, para que todos possam aproveitar a temporada de verão de maneira segura”, explica a secretária de estado da Assistência Social Érica Mitidieri. 
 
Durante todo o momento do banho assistido, os técnicos da Seasic e Seel estão prontos para orientar e organizar para o melhor aproveitamento da programação do Verão Sergipe. A iniciativa emociona quem passa pelo local, revelando sorrisos empáticos, bem como a alegria de sentir-se livre num espaço acolhedor e seguro, como relatou Geane dos Santos, que trouxe o seu filho Isaías Monteiro. “O banho assistido é uma ótima oportunidade para o exercício da independência. Para o meu filho, é um incentivo para que ele possa se divertir livremente no mar. Já é a segunda vez que participamos da ação”, conta.
 
Nesse sentido, a coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Suellen Graziele, explica que, durante a ação, são utilizadas cadeiras anfíbias que proporcionam a experiência do banho com segurança e inclusão. “O banho assistido é um momento de inclusão, de acessibilidade, e o Governo do Estado possibilita que pessoas com deficiência aproveitem a programação diurna do Verão Sergipe. Com as cadeiras anfíbias, a pessoa com deficiência tem a oportunidade de mergulhar no mar,aproveitando os momentos de alegria e fortalecimento de vínculos familiares”, declara a coordenadora.
 
Inclusão

O banho assistido tem como objetivo garantir que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam desfrutar de um mergulho seguro, seja no no rio ou mar, proporcionando sensações de liberdade e interação social. A atividade foi um dos destaques da Programação do Verão Sergipe, proporcionando aos participantes e familiares uma experiência acessível e inclusiva nos municípios de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda e Estância. 
 
Para o professor Arinaldo Santana, pai do jovem Jonatas Emanuel, autista com deficiência múltipla, a ação é um momento de grande significado para as famílias. “Jonatas participou dessa linda iniciativa, principalmente, para as famílias que estão dentro do espectro autista e com outras deficiências. Ela insere, inclui os nossos filhos e os tira do isolamento social, levando-os para a sociabilidade”, afirma. 

Já o senhor José Alves, idoso com mobilidade reduzida, era só alegria em aproveitar o banho de mar. “O banho está espetacular, uma maravilha. Como pessoa idosa, é uma oportunidade para se divertir e com pessoas incríveis que nos ajudam a aproveitar ainda mais o momento”, frisa.
 
Incentivo

No início de fevereiro, o Governo do Estado entregou novos equipamentos para banho assistido ao projeto Estrelas do Mar, iniciativa filantrópica que visa trabalhar a inclusão de pessoas com e sem deficiência por meio da prática do bodyboarding. As duas cadeiras anfíbias e as oito pranchas de bodyboarding foram adquiridas por intermédio de uma emenda do deputado estadual Jorginho Araujo. 
 
O Estrelas do Mar tem 13 anos de história e atua todos os sábados ao longo do ano. Atualmente, 193 pessoas são assistidas pelo projeto. “Essa aquisição vai garantir que mais pessoas tenham acesso ao banho assistido e a outras atividades como o bodyboarding. Precisamos contemplá-las com o que temos de melhor. O desgaste dos equipamentos aqui é muito constante, por conta da maresia e do sol, e esse aporte nos dá uma boa continuidade”, pontua Byron Virgílio, idealizador do projeto Estrelas do Mar.
 
 

Continua após a publicidade
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Fotos: Ascom Ipesaúde
Foto: Matheus Cordeiro/Ascom Seasic
Foto: Matheus Cordeiro/Ascom Seasic
Foto: João Daniel/Ascom Seasic
Foto: João Daniel/Ascom Seasic
Foto: Marcos Panxão
Foto: Marcos Panxão
Foto: João Daniel/Ascom Seasic
Foto: João Daniel/Ascom Seasic
Foto: João Daniel/Ascom Seasic
Foto: João Daniel/Ascom Seasic
Foto: Marcos Panxão
Foto: Marcos Panxão
Sargento Byron/ Foto: Marcos Panxão
Sargento Byron/ Foto: Marcos Panxão
Foto: Matheus Cordeiro/Ascom Seasic
Foto: Matheus Cordeiro/Ascom Seasic
Foto: João Daniel/Ascom Seasic
Foto: João Daniel/Ascom Seasic
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários