Nessa quarta-feira, 26, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) foi até o município de Arauá para ampliar as atividades da entidade durante a 42ª edição do ‘Sergipe é aqui’. Ações ligadas à Diretoria de Direitos Humanos, Segurança Alimentar, Assistência Social e da Primeira Infância foram aplicadas para a população.
A secretária Érica Mitidieri destacou o comprometimento do Governo de Sergipe com os sergipanos, estando em Arauá. "A Seasic chega em mais uma edição do Sergipe é aqui e fortalece o propósito do Governo do Estado, que trabalha pela garantia de serviços que potencializam a inclusão, cidadania e acesso a direitos fundamentais para a população mais vulnerável. Estando em Arauá, demonstramos que as políticas públicas são para todos os cidadãos que merecem ter o suporte necessário", afirmou.
Com a Diretoria de Direitos Humanos presente, a Seasic levou serviços de emissão da CIN inclusiva para pessoas com deficiência (PCDs), crianças neurodivergentes, idosos e pacientes em tratamento oncológico, com a CIN saindo na hora. A moradora Maria Vila Silva disse que o serviço chegou a Arauá em boa hora. “Para mim, é bom! Eu vou poder sair com um RG novo e fiz aqui na minha cidade. Serviços assim são importantes para nós", considerou.
Com o Espaço Diversidade, a Seasic conversou com populares sobre o enfrentamento à LGBTfobia e para as crianças presentes, atividades da Inclusão pela Arte fizeram a felicidade das mães presentes, como a dona de casa Valesca Santos, que foi fazer o RG da sua filha de dez anos e aproveitou para levá-la para as oficinas de pintura. "Para mim, ver ela feliz é ótimo. Ela adora pintar. Eu vim resolver a questão do RG e já aproveitei para ela participar da oficina de pintura. Eu sempre estou estimulando ela a fazer o que gosta e estou vendo como ela está feliz em participar".
Para as crianças menores, a diretoria da primeira infância realizou brincadeiras com o intuito de saber as necessidades delas e os meios para aplicar com as políticas públicas voltadas à primeira infância com êxito. Enquanto crianças se divertiam nas oficinas, algumas mães buscavam o cartão CMais, entregue pela Seasic aos beneficiários do município.
A dona de casa Érica Bispo informou que mães como ela serão beneficiadas com ações, como a entrega dos cartões no Sergipe é aqui. "Para quem é mãe e não tem como deixar o filho, projetos assim são maravilhosos. Eu vim buscar meu cartão CMais que vai me ajudar e muito. É um projeto importante que ajuda muita gente como eu. Fora que a ação está maravilhosa e veio na hora certa".
Mín. ° Máx. °