Segunda, 14 de Abril de 2025
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral MEIO AMBIENTE ...

Semas realiza capacitação sobre Sistema Jurisdicional de REDD+ com povos indígenas

Oficina integra compromissos do Conselho de Política Indigenista do Pará e prepara lideranças indígenas para processo de consulta sobre a proposta ...

12/04/2025 às 20h51
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Daniel Lima - Ascom Semas
Foto: Daniel Lima - Ascom Semas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), realiza neste fim de semana, dias 12 e 13, em Belém, a Oficina de Capacitação sobre o Sistema Jurisdicional de REDD+ (SJREDD+). O encontro ocorre no Centro de Treinamento da Semas, reunindo representantes indígenas de diversas etnorregiões do Pará.

A oficina foi uma demanda acordada nas reuniões do Conselho Estadual de Política Indigenista (CONSEPI), ocorridas em março deste ano, com o objetivo de capacitar lideranças indígenas sobre os temas que serão debatidos nas consultas prévias, livres e informadas (CPLIs) previstas para ocorrer ao longo de 2025.

Durante a abertura, a secretária dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, e a secretária adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Renata Nobre, destacaram a importância da oficina como ferramenta de participação de representantes dos povos indígenas no debate sobre políticas climáticas.

"Estamos vivenciando um momento muito importante para a política climática do Estado do Pará. A construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ é resultado de anos de diálogo, aprendizado e compromissos assumidos em nível estadual, nacional e internacional. No entanto, entendemos que nenhuma política pública terá legitimidade ou eficácia se não for construída com a participação dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais (PIQCTs), que são os principais guardiões das florestas", ressaltou a secretária adjunta da Semas, Renata Nobre.

Continua após a publicidade

A secretária de Povos Indígenas, Puyr Tembé, também pontuou a importância da parceria no processo de construção do SJREDD+. "Os povos indígenas têm muito a contribuir com o enfrentamento à crise climática, porque, nós, historicamente, somos quem protege as florestas, os rios e a biodiversidade. Esta oficina é um passo necessário para garantir que a consulta prévia, livre e informada aconteça com tempo, com escuta e com clareza", disse.

Na programação do sábado, 12, Renata Nobre apresentou a estrutura e os fundamentos do Sistema Jurisdicional de REDD+ do Pará, destacando o contexto legal e os compromissos climáticos assumidos pelo Brasil, como as NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), o avanço das discussões sobre mercado de carbono e os marcos estaduais, de 2019 a 2025, que sustentam a proposta.

Continua após a publicidade

Renata também apresentou conceitos-chave relacionados ao REDD+ e sistemas jurisdicionais, além de explicar a estrutura de governança do SJREDD+, que envolve PIQCTs, o Governo do Pará, o ART TREES, um padrão que define como gerar créditos de carbono de forma ambiental e socialmente responsável, e a Coalizão Internacional Leaf, uma parceria público-privada que visa reduzir o desmatamento até 2030 e apoiar financeiramente programas de redução de emissões em florestas.

Salvaguardas, ouvidoria e repartição de benefícios -durante a tarde, os participantes aprofundaram o debate sobre os instrumentos de salvaguardas socioambientais do SJREDD+, com o objetivo de garantir que as ações de REDD+ sejam realizadas de maneira consistente com os princípios de sustentabilidade e respeito aos direitos humanos, apresentados por Poran Potiguara, representante da organização The Nature Conservancy (TNC), apoiadora técnica do Estado na construção do Sistema.

Continua após a publicidade

Poran Potiguara contextualizou os compromissos assumidos pelo Pará nos marcos de Cancun, a CONAREDD, que é uma comissão que define regras para o pagamento de quem reduz emissões de gases de efeito estufa e o programa REM, que premia quem protege florestas e mitigar as mudanças climáticas, explicando como funcionará o SISREDD+, e o sistema de monitoramento das salvaguardas com indicadores específicos.

Secretária adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Renata Nobre

Também foi apresentada a proposta de criação de uma Ouvidoria Climática, que deverá funcionar como um canal direto de escuta, denúncia e acompanhamento para povos indígenas e comunidades tradicionais no âmbito do SJREDD+.

"Esse treinamento é fundamental para que as comunidades indígenas compreendam, de forma clara e acessível, o que está sendo discutido em termos de políticas públicas. Precisamos de uma linguagem que respeite a tradição, seja dinâmica e comunicativa, para que as aldeias entendam a relevância dessas ações. Essa capacitação ajuda a garantir que o direito da consulta prévia seja exercido com consciência. É uma construção coletiva”, disse Maura Arapiun, da aldeia Braço Grande, da região do Baixo Tapajós, que participou do primeiro dia de evento.

Secretária dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, e secretária adjunta da Semas, Renata Nobre

Outros temas abordados ao longo da capacitação incluem a minuta do projeto de lei do SJREDD+, os mecanismos de acesso aos recursos do programa, o modelo de repartição de benefícios, o Subprograma Indígena dentro do SJREDD+ e o plano da CPLI voltado às populações indígenas.

Para garantir a presença dos representantes indígenas, a Semas disponibilizou apoio logístico completo, conforme lista encaminhada pela Sepi. A oficina segue até o meio-dia deste domingo (13), com atividades de consolidação e escuta das contribuições dos participantes.

SJREDD+ - o processo de construção do sistema jurisdicional de Redd+ no Pará é baseado nas diretrizes estabelecidas pela Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e busca alcançar as metas pactuadas no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). O aporte de recursos provenientes da captação de carbono tem potencial para reforçar a política ambiental do Estado, criando uma dinâmica que deverá estabelecer o novo modelo de desenvolvimento socioambiental preconizado pelo Governo do Pará.

Para ampliar a transparência sobre o sistema, a Semas disponibiliza no portal www.semas.pa.gov.br/redd o histórico sobre o processo de construção, documentos oficiais, notícias e outras informações de interesse público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários