A beleza das plantas e o artesanato paraibano são protagonistas na nova unidade da Fundação Casa de José Américo (FCJA), inaugurada no último dia 28 de março e localizada à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 122, no Bairro de Tambaú, em João Pessoa. A responsável pelo projeto de ambientação desse novo espaço é a arquiteta e urbanista Rosângela Régis Toscano, colaboradora da FCJA desde 2024.
Rosângela planejou a integração dos espaços modernos com o verde em um projeto que homenageia o patrono da FCJA, o ex-ministro José Américo de Almeida, que exaltava o privilégio de se morar “entre o mar e a colina verde”. Outro ponto importante do projeto é a aproximação da FCJA com o Programa de Artesanato Paraibano (PAP) no fornecimento de peças dos artesãos para exposição e venda no novo espaço.
Janete Lins Rodriguez, curadora do artesanato e gerente do Museu Casa de José Américo, destaca a valorização da arte. “A Unidade Tambaú é a melhor vitrine para os trabalhos dos talentos da nossa terra. No local, o visitante interessado trata do pagamento da peça direto com o artesão”, adiantou. E Rosângela complementa explicando que, após a identificação da obra (título), o nome do artesão, dados do comprador, e a apresentação do comprovante do pagamento Pix (conforme valor estipulado pelo artesão), essas informações serão apresentadas ao setor responsável da Unidade Tambaú.
Dessa forma, será permitida a retirada da peça no órgão, que ficará assim, automaticamente, com todo o controle da transação para todos os interessados. A FCJA Unidade Tambaú funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, com entrada gratuita.
Mín. 25° Máx. 28°