Pesquisadores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) já estão em campo há algumas semanas e vão passar por 44 cidades do Paraná até a próxima segunda-feira (7) para realizar entrevistas domiciliares para a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR). O trabalho, que é inédito, tem como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos paranaenses
Os profissionais, que fazem a pesquisa são identificados com coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa, com entrevistas que duram de 10 a 15 minutos, em média.
São coletadas informações como condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares. De acordo com o Ipardes, a participação da população é fundamental para que a pesquisa seja bem-sucedida, contemplando todas as particularidades das diferentes regiões do Estado.
O preenchimento das informações acontece de forma anônima, sem identificação de cada entrevistado. Além disso, todas as informações coletadas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tratadas de forma sigilosa, exclusivamente para fins estatísticos.
PESQUISA– A PAD-PR é o maior levantamento já conduzido por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população. Até junho, serão ouvidos moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná. A abrangência do estudo é três vezes maior do que a da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo.
O objetivo é identificar o perfil demográfico e socioeconômico dos moradores das áreas urbanas e rurais do Paraná, para produzir indicadores detalhados que auxiliem o Estado na formulação, revisão e aprimoramento de políticas públicas. As informações também serão úteis para a atração de novos investimentos privados no Estado.
O plano é que as informações compiladas com o perfil dos moradores do Paraná estejam compiladas até o final do ano. Os dados poderão ser acessados em um painel interativo, com relatórios, tabelas e gráficos.
A realização da PAD-PR é financiada com recursos do Fundo Paraná. Gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.
Confira a lista de cidades em que a pesquisa será realizada até 7 de abril:
Apucarana
Campo Largo
Campo Magro
Campo Mourão
Carlópolis
Cascavel
Cianorte
Colombo
Cornélio Procópio
Curitiba
Dois Vizinhos
Fazenda Rio Grande
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Guapirama
Guarapuava
Ibaiti
Irati
Ivaiporã
Joaquim Távora
Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul
Loanda
Londrina
Maringá
Nova Prata do Iguaçu
Paranacity
Paranaguá
Paranavaí
Pato Branco
Peabiru
Pinhais
Piraquara
Pitanga
Ponta Grossa
Pontal do Paraná
Salto do Lontra
São José dos Pinhais
Telêmaco Borba
Telêmaco Borba
Toledo
Umuarama
União da Vitória
Uraí
Mín. 25° Máx. 28°