Quinta, 03 de Abril de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Rondônia

Exportações 2025: Governo de RO executa novas estratégias para expandir e fortalecer destino dos produtos

Rondônia deve continuar sendo um destino importante de compras pelo mercado global em 2025. O estado vem, ano a ano, batendo recorde de exportações...

02/04/2025 às 06h21
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
Compartilhe:
As exportações rondonienses registraram  crescimento de 103% de 2019 a 2024
As exportações rondonienses registraram  crescimento de 103% de 2019 a 2024

Rondônia deve continuar sendo um destino importante de compras pelo mercado global em 2025. O estado vem, ano a ano, batendo recorde de exportações, registrando um crescimento de 103% de 2019 a 2024, e o governo estadual já está em plena execução de novas estratégias para expandir e fortalecer os destinos dos produtos para consumo em todo o mundo.

Atualmente, o estado está presente em 116 países, com 295 produtos, e atingiu US$ 2,6 bilhões em exportação em 2024, um recorde histórico. Em 2025, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, aponta que a perspectiva é de um cenário ainda melhor. ‘‘O governo de Rondônia impulsionará ainda mais as exportações e inovações em estratégias, inclusive com capacitação de produtores e empresários, para fazer os produtos rondonienses prosperarem ainda mais no mercado global’’.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, os olhares de investidores estão se voltando para Rondônia, interessados na combinação de qualidade e sustentabilidade. ‘‘Temos trabalhado diariamente para dar todas as condições para os negócios prosperarem, que vão desde o apoio ao produtor, passam pela capacitação do comerciante e finalizam na comercialização no mercado nacional e internacional’’. O estado é referência na produção de tambaqui, café, cacau e carne bovina de alto padrão de qualidade.

Entre as estratégias do governo de Rondônia para manter exportações em alta em 2025, destacam-se:

Governo de Rondônia presente na Seafood Expo North America com o Tambaqui
Governo de Rondônia presente na Seafood Expo North America com o Tambaqui
  • Reativação do Comitê de Comércio Exterior de Rondônia (Comex-RO) – Governo reúne representantes de diversas instituições públicas e privadas para discutir estratégias de ampliação e fortalecimento das exportações rondonienses;
  • Workshops de cultura exportadora para a indústria de alimentos – com palestras sobre conhecimentos e oportunidades realizadas em parceria com associações setoriais e câmaras de comércio para as empresas locais conquistarem o mercado nacional e global;
  • Caravana do Agro Exportador – capacitação de produtores e empresários dos setores de carne bovina, pescados, grãos, cacau e café, oferecendo capacitação, acesso a linhas de financiamento e estratégias para abertura de mercados internacionais.
  • O governo de Rondônia também já pegou voo e teve como destino os Estados Unidos como primeira missão do ano para promover a produção do estado, especialmente o tambaqui na Seafood Expo North America, considerada uma das maiores feiras mundiais de pescados. Uma das muitas missões de promoção do estado que vem pela frente.

FALE BEM DE RONDÔNIA

Continua após a publicidade

A evolução das exportações de Rondônia fortalece a campanha Fale Bem de Rondônia, lançada pelo governo de Rondônia para celebrar as conquistas do estado, pois a prosperidade dos negócios reflete em mais qualidade de vida e desenvolvimento. Com essa crescente valorização do estado, a campanha Fale Bem de Rondônia convida todos os rondonienses a compartilharem as suas histórias positivas sobre o estado e contribuírem para fortalecer a sua imagem nacionalmente.

Continua após a publicidade

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários