Um dos maiores encontros de ciclistas do Brasil, o Rally da Vaca movimentou durante dois dias (sábado e domingo) o município de Baião, na Região de Integração Tocantins, nordeste paraense. Hoje (30), com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, ocorreu a 17ª edição do evento esportivo, idealizado por um grupo de amigos, que já se tornou tradição, reunindo atletas e demais participantes de Baião e municípios próximos para o percurso de pouco mais de 30 quilômetros.
“Vou encarar o desafio do 'Rally da Vaca', que é o maior rali de ciclismo do Estado e um dos maiores do Brasil. Nós viemos aqui porque, no ano que vem, o Governo do Pará vai patrocinar o 'Rally da Vaca', para que seja um evento ainda maior. Vamos, cada vez mais, construir esse Estado com o turismo fortalecido, com o desenvolvimento dos municípios”, afirmou Hana Ghassan.
A organização do evento estima que cerca de 5 mil pessoas participaram dos dois dias de programação. Entre esse público está o grupo denominado “Família Carroceiros”, que há oito se desloca de Cametá (município da região) para participar do rali. “A Família Carroceiros surgiu através de uma brincadeira de trilhas, e de lá começamos a montar um grupo de pedal. A partir daí, começamos a fazer as visitas. Viemos em Baião, e eles fazem a nossa trilha em agosto. Assim, fazemos o fortalecimento do esporte na Região do Tocantins. E o 'Rally da Vaca' é o maior evento, dentro da nossa região, de ciclismo, de esporte. É como se fosse o Círio de Nazaré (evento religioso realizado em Belém) para nós, onde encontramos os amigos e brincamos com a família. Um momento de reunião, encontro e amizade, e podemos ter conexão direta com a natureza. Um dia de alegria”, ressaltou o ciclista Brendo Veloso.
Qualidade de vida- Além da competição, o ciclismo proporciona bem-estar, qualidade de vida e saúde mental, acrescentou Brendo, contando que “o ciclismo surgiu para mim como uma forma de saúde e, principalmente, de me livrar da depressão. E me ajudou bastante. É a primeira vez que estou participando do rally. E só de me deslocar pra cá é de suma importância para a gente ter um evento deste nível, que atrai o público para se divertir e cuidar da sua saúde mental e física”.
Nesta edição, o Rally da Vaca oferece aos participantes várias atividades - como o "Desafio Hard” -, shows de manobras e festividade. “A gente sempre traz a nossa equipe com o intuito de incentivar o ciclismo na nossa cidade. Trazer as crianças e pessoas mais idosas, também. Hoje, o Rally da Vaca está muito conhecido no Baixo Tocantins. É um prazer enorme ter a nossa região sendo reconhecida nacionalmente. É um prazer estar aqui”, disse Alda Letícia, outra participante oriunda de Cametá.
Turismo e economia- A competição promove o esporte e fomenta a economia e o turismo em Baião, município com população estimada em cerca de 55 mil habitantes, e a mais de 200 quilômetros de distância de Belém.
O prefeito Lourival Menezes Filho (Doutor Loca), disse que “é uma grande satisfação estarmos aqui, hoje, falando do Rally da Vaca, um evento que faz parte do nosso calendário cultural e turístico. A expectativa é muito grande, porque a gente consegue reunir um quantitativo expressivo de todos os lugares da região para participar. A gente também está muito feliz por a vice-governadora estar aqui conosco, neste grande evento, que é um dos maiores ralis do Brasil. Além disto, é um evento que gera entretenimento, movimenta a hotelaria, restaurantes, bares, e isso ajuda a fortalecer a nossa economia e distribuir renda em nosso município”.
Mín. 27° Máx. 28°