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Prodemge vai às escolas com objetivo de desenvolver melhorias nos sistemas da Educação

Simade Experience (SX) promove escuta qualificada de demandas únicas e coletivas com foco na evolução contínua da solução que já impacta 1,5 milhão...

11/02/2025 às 09h52
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
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Prodemge / Divulgação
Prodemge / Divulgação

Mais um passo para a modernização dos sistemas de tecnologia desenvolvidos para a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) , com impacto direto na rotina das mais de 3,4 mil escolas e 1,5 milhão de estudantes mineiros.

Por meio do projeto Simade Experience (SX), especialistas em TI da Gerência de Sistemas Especializados em Educação da Prodemge vêm realizando visitas às escolas para mapear e promover melhorias em projetos fundamentais para a rede, como o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).

Os principais objetivos são promover a escuta ativa de demandas referentes a este e a outros projetos de inovação e digitalização dos serviços públicos, como Boletim Digital, DED+ e eDOC, e desenvolver melhorias contínuas para atender à área e à população de forma cada vez mais efetiva.

“As visitas seguem um roteiro estruturado, no qual os times Prodemge realizam entrevistas com usuários, observam fluxos de trabalho e identificam desafios enfrentados no dia a dia”, explica o gerente de Educação da companhia, Cassiano Rosa Rodrigues.

As equipes Prodemge e SEE realizam abordagem multidisciplinar na coleta e análise das informações.

Compromisso

O gerente detalha que a criação do Simade Experience surgiu da necessidade de uma equipe especializada na escuta ativa dos usuários e na implementação de melhorias baseadas em dados. “Nosso compromisso é a evolução contínua do sistema”, reforça.

A premissa é entender melhor a experiência dos usuários do Simade para garantir que as melhorias implementadas atendam às demandas reais das escolas.

Assim, as visitas foram estruturadas para coletar feedback diretamente da ponta, por meio da observação do uso do sistema e da interação com gestores, professores e demais usuários.

“As visitas às escolas desempenham papel estratégico nesse contexto, pois permitem identificar e priorizar soluções para as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários para que entregas futuras tenham impacto real e positivo na gestão educacional do Estado”.

Agenda

Este ano, o time SX já esteve na E.E. Professor João Câmara, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, e também na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, no bairro Serra Verde, além de realizar conversas on-line com usuários do sistema.

“Nas visitas coletamos feedbacks e ouvimos sempre novas demandas, o que confirma a necessidade de buscar entender diferentes realidades. O sistema deve atender à maior diversidade de usuários e de demandas possível”, analisa o gerente da Prodemge. 

As escolas visitadas têm perfis, porte e públicos diversificados, incluindo educação especial e Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

Neste mapeamento múltiplo, as visitas realizadas em parceria com a área de Inovação da SEE permitem identificar padrões e tendências que ajudem a definir melhorias com impacto amplo em toda a rede de ensino.

Ao longo deste ano, o SX terá foco na escuta ativa de três prioridades: Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolvimento de funcionalidades que atendam às demandas da educação inclusiva; Relatórios no sistema, para maior eficiência e clareza no acesso às informações e Avaliações em geral.

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