O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), celebrou, nessa terça-feira (4), Acordos de Cooperação Técnica com os municípios de Pinheiro e Pedro do Rosário. A iniciativa visa a implementação do Programa Mais Pecuária Brasil, que promove o melhoramento genético dos rebanhos bovinos de corte e leiteiro por meio da aplicação de biotecnologias de inseminação artificial.
A primeira solenidade ocorreu pela manhã, no município de Pinheiro, no auditório do Sebrae. No período da tarde, a cerimônia foi realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Pedro do Rosário. Em ambas as ocasiões, estiveram presentes o secretário da Sagrima, Flávio Viana, representantes dos entes municipais, da Câmara de Vereadores e demais autoridades locais.
O Programa Mais Pecuária Brasil, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer), tem como principal objetivo fortalecer a pecuária ao fornecer suporte técnico e biotecnológico aos pequenos produtores rurais. A iniciativa possibilita aumento da produtividade e melhoria genética dos rebanhos, tornando-os mais saudáveis, resistentes e produtivos.
Para o secretário Flávio Viana, a implementação do programa vem para complementar os avanços recentes do setor pecuário do estado. "O Maranhão apresentou bons resultados na pecuária, no ano passado, e o trabalho não pode parar por aí. Sob a liderança do nosso governador Carlos Brandão, estamos buscando tecnologias e parcerias que colaborem para um rebanho maior e ainda mais produtivo”, afirmou.
O prefeito de Pinheiro, Carlos André Silva, agradeceu a parceria. “Queria agradecer ao governador Carlos Brandão e a Sagrima por promover esse trabalho conjunto. Com esse apoio, iremos melhorar o rebanho e a qualidade do nosso animal, o que irá resultar no crescimento econômico da nossa região e dos nossos produtores”, enfatizou.
Já o prefeito de Pedro do Rosário, Domingos Erinaldo Serra, destacou a importância do apoio do Estado. “Esse trabalho em conjunto com a Sagrima é muito importante, pois vai resultar em melhorias para o município e toda a região. Os produtores vão poder agregar mais valor a seu rebanho com a inseminação artificial, o que vai desenvolver tanto a pecuária de leite quanto a de corte”, explicou.
Conforme os acordos assinados, a Sagrima e as prefeituras atuarão na identificação e pré-seleção dos produtores rurais aptos a receberem a aplicação das biotecnologias de inseminação artificial. Já a Conafer será responsável pelo fornecimento das doses de inseminação, logística de distribuição das doses até os municípios e pela execução dos protocolos de inseminação artificial.
Mín. 26° Máx. 27°