Mato Grosso do Sul poderá ter uma semana dedicada a conscientização sobre gestão dos recursos financeiros. É o prevê o Projeto de Lei 07/2025 , apresentado pelo deputado Marcio Fernandes nesta quarta-feira (5) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS). A proposta institui a Semana Estadual de Educação Financeira, a ser realizada, anualmente, na segunda semana de maio.
De acordo com a proposição, a campanha objetiva “promover a conscientização e o aprendizado da população sobre a importância da gestão responsável dos recursos financeiros, incentivando práticas de consumo consciente, planejamento financeiro e investimentos sustentáveis”.
Durante a Semana, serão realizadas atividades educacionais diversas, como palestras e workshops sobre orçamento familiar, crédito responsável e investimentos; ações em escolas públicas e privadas sobre educação financeira básica; divulgação de materiais educativos em mídias digitais e tradicionais; entre outras iniciativas.
O deputado cita, na justificativa do projeto, pesquisa do SPC Brasil, segundo a qual 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento mensal. “O planejamento financeiro, o consumo consciente e a autonomia financeira são essenciais para toda a população, ocasionando impacto positivo em toda a sociedade, por meio da redução do endividamento, o bem-estar e o crescimento econômico”, afirma o parlamentar.
Passado o período de pauta para recebimento de emendas, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, a proposta continua tramitando com análises e votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.
Mín. 26° Máx. 27°