Quarta, 05 de Fevereiro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Sergipe

Escolas da rede pública estadual estão preparadas para o início do ano letivo de 2025

São aguardados, nesta quarta-feira, 6, mais de 140 mil matriculados em todos os municípios sergipanos

05/02/2025 às 17h43
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED

O início do ano letivo 2025 da rede pública estadual de ensino acontece nesta quinta-feira, 6, em todas as 318 escolas. Para recepcionar os mais de 140 mil alunos matriculados, as instituições de ensino realizarão acolhimentos, com o intuito de aproximar a escola dos alunos. A abertura acontecerá, oficialmente, com a inauguração da reforma do Centro de Excelência Abelardo Romero, às 8h, em Lagarto. Na oportunidade, serão distribuídos tablets aos alunos, como parte do programa de governo que disponibilizará até 71 mil tablets para estudantes do Ensino Médio.

Em todo o estado, as unidades escolares estão a todo vapor com as preparações para mais um início de ano letivo. No Centro de Atendimento Educacional João Cardoso do Nascimento Júnior, em Aracaju, os alunos da educação especial serão recebidos com muita festa e acolhimento pelos agentes da instituição.  O diretor Cledson Inácio ressaltou que a equipe fará acolhimento e atividades lúdicas, com música, bolhas de sabão gigantes, festival de pipoca e atividades de recreação com as professoras de Educação Física. “No encerramento das atividades do primeiro dia de aula, cada aluno levará para casa um pirulito como lembrancinha do primeiro dia de aula”, conta.

O tradicional Centro de Excelência Atheneu Sergipense está com uma programação feita pelos Jovens Protagonistas para recepcionar os alunos. Nos dias 6 e 7, os alunos serão recebidos com salas temáticas, muitas atividades lúdicas, rodas de conversa para troca de conhecimento e entrosamento e muito mais. 

“Receberemos os alunos com uma programação diferenciada para que nossos novos alunos acreditem no seu projeto de vida e possam construir laços com a escola”, afirma a diretora do Atheneu Sergipense, Liliane Pina. A gestora pontuou, também, sobre a importância de trabalhar sonhos e pilares da educação para um melhor desempenho durante a vida acadêmica.

Continua após a publicidade

Outra escola que também realizará o acolhimento será o Colégio Estadual Caldas Júnior, em Neópolis. A equipe escolar está aguardando os 578 alunos com um tapete vermelho, repleto de músicas, mensagens motivacionais, vídeos de ações realizadas na escola e dinâmica de boas-vindas seguida de um lanche caprichado para os alunos. “Recepcionar os estudantes em mais um ano letivo reafirma nosso compromisso com a educação, buscando oportunizar momentos de muito conhecimento e conquistas”, pontua a coordenadora do Caldas Júnior, Edjania Oliveira.

Além do acolhimento nas escolas, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEED), iniciará a entrega dos kits escolares para o ano de 2025. Para a aquisição de cadernos, canetas, lápis, entre outros materiais e o fardamento escolar foi viabilizado, por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin), o valor de R$ 31.912.650,00. Cada escola terá sua programação de entrega de acordo com o período de aquisição dos itens e do aprove do Conselho Escolar.

Continua após a publicidade

O programa Barriguinha Cheia é a novidade do ano. Desenvolvido pelo Departamento de Alimentação Escolar, o programa disponibilizará a primeira refeição para cerca de 120 mil alunos dos ensinos Fundamental e do Médio. Essa ação oferece aos alunos uma alimentação reforçada, que contribui com seu desenvolvimento acadêmico, a segurança alimentar, diminuição na evasão escolar e o hábito no consumo de alimentos saudáveis.

O programa Acolher estará presente em todas as diretorias regionais de educação promovendo acolhimento com psicólogos e assistentes sociais. O coordenador estadual do programa, Pedro Santana, contou como o Acolher tem desenvolvido um papel importante na construção de uma educação integral e tem firmado ações imprescindíveis. “As ações desenvolvidas pelo programa têm consolidado um ambiente escolar mais acolhedor e focado nos valores humanos. Para o ano de 2025, o Acolher manterá ações de acolhimento permanente, fortalecendo o cuidado com a saúde mental e estabelecendo um diálogo contínuo com a rede de proteção e garantias sociais”, afirma o coordenador.
 

Continua após a publicidade
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Escolas preparam salas temáticas para o retorno das aulas/ Foto: Ascom SEED
Escolas preparam salas temáticas para o retorno das aulas/ Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Foto: Ascom SEED
Diretora do Atheneu, Liliane Pina/ Foto: Ascom SEED
Diretora do Atheneu, Liliane Pina/ Foto: Ascom SEED
coordenadora do Caldas Júnior, Edjania Oliveira/ Foto: Ascom SEED
coordenadora do Caldas Júnior, Edjania Oliveira/ Foto: Ascom SEED
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários