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Educação Piauí

Presidente Lula entrega Selo Ouro à Rafael Fonteles por compromisso pela alfabetização infantil no Piauí

O Compromisso tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

11/02/2025 às 00h08
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí acaba de receber o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma importante conquista que reafirma o compromisso do estado com a educação infantil. A homenagem foi entregue ao governador Rafael Fonteles pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade realizada em Brasília na tarde desta segunda-feira (10).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Foto: Wesley Ribeiro

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e, simultaneamente, atuar na recuperação das aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano, impactados pela pandemia.

“Ficamos muito felizes com essa conquista. O Piauí se destacou, resultado do trabalho conjunto do Pacto pelas Crianças, coordenado por Isabel Fonteles, e do secretário de Educação, Washington Bandeira, em parceria com os municípios. O prêmio é de todos nós! É Ouro!” comemorou Rafael Fonteles.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Foto: Ricardo Stuckert

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira; e da coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.

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O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece como princípios a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero. Também reforça a colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento da cooperação entre estados e municípios.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Foto: Ricardo Stuckert

As metas do compromisso incluem a organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; o estabelecimento de metas de alfabetização com monitoramento contínuo; e o apoio técnico e financeiro da União para aprimorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas, entre outras ações.

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