Foto: Natália Lisboa/SAS
Em uma ação de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), promoveu na tarde desta terça-feira, 8 de outubro, uma palestra sobre o assunto no hall de entrada da sede. A ação é em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate à doença.
O objetivo é tratar abertamente sobre a doença para aumentar a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e, assim, contribuir para a redução da mortalidade.
“Estamos aqui hoje para lembrar que o autocuidado é fundamental porque pode salvar vidas. Somos exemplo para as mulheres próximas e também para todas as mulheres de Santa Catarina. É muito importante estarmos juntas para fortalecer o enfrentamento ao câncer de mama”, afirma a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.
Para falar sobre o tema a convidada, Sabrina Lazzarotto, técnica em enfermagem da Orbenk, apresentou algumas informações. Ela falou sobre a recomendação do Ministério da Saúde sobre os cuidados de acordo com a faixa etária; estatísticas, sinais, sintomas, orientações sobre como fazer o autoexame e sobre o diagnóstico. “O autoexame mensal é fundamental, além das consultas de rotina ao médico e cuidados em geral com a saúde”, disse.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e representa 11,7% dos casos oncológicos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que em 2024 ocorram 3.860 novos casos de câncer de mama no estado, 340 deles em Florianópolis.
Conheça os principais sintomas
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Saiba como se prevenir
Dentre os principais fatores de proteção estão: manutenção do peso corporal saudável, fazer atividades físicas, evitar o consumo de álcool e amamentar o maior tempo possível. Realização de exames preventivos.
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
Mín. 24° Máx. 27°