Partindo do século XV e XVI, a Europa vivia a inquisição da religião católica, quase total. Quem for a Europa, ande nas Igrejas, Conventos e Castelos, se muito tempo, as bibliotecas. Cada palmo está a arte católica. No chão, nas paredes, nos portais de cantaria, nas janelas, nos tetos, nas praças com estátuas e nome das ruas. Mandavam literalmente o Vaticano e os Reis , isto é, a cruz e a espada. Às pinturas e os gênios pintores esmagadoramente católicos.
Quem não seguisse essa regra geral, morria. Mortes terríveis. Ora, em 1492 o espião Colombo, do grupo de Maquiavel, DaVinci, Medicis... chega ao Caribe: Santos Domingos e Cuba. Invadiu em nome do Vaticano e Reis, chamado de "descoberta da América ". Dois anos depois, em Porto Seguro na Bahia a mesma coisa por outro espião Pedro Álvares Cabral. Dois grandes navegadores, todavia.
Em Kirimure (nome da Bahia de Todos os Santos e mesmo da Bahia, antes da invasão), nome dado pelos índios antes de Cabral. De 1500 A 1549 começaram com a rapina do pau-Brasil. O Vaticano a pedido de D. Manuel e depois D. João III enviam centenas de Jesuítas para catequisar os índios que não se conformavam. O morticínio foi terrível. Morreu mais tupinambás do que a bomba atômica dos EUA em Nakasaqui.
Com Thomé de Souza, as seismarias, as capitanias, as freguesias, com índio não conseguiam com todos. Uma parte, sim. Então mais matanças. Portugueses vieram ter filhos com as índias que chegavam a ter poder "aldeamento" feito pelos jesuítas. Todos os Santos católicos estavam em todos os lugares e aumentou nos séculos XVII e XVIII ( 1700/ 1800). O domínio era total. Basta andar nas ruas do centro histórico de Salvador que parece estar em Lisboa, Porto, Braga, Guimarães... Até o retângulo das Praças são muito parecidos. Óbvio.
Com a escravidão do século XVII , XVIII , XIX o tráfico negreiro para os Engenhos de Açúcar substitui os índios. Os índios brasileiros foram assassinados aos milhões, não só por Portugal, outros países. Aí entra a ganância do Pau Brasil com franceses, piratas, ingleses, holandeses. Quer dizer, economia nascendo com sangue dos índios e dos escravos. Rios de sangue. A mesma coisa nas Minas Gerais. Basta andar em Ouro Preto, Sabará, Mariana, São João D' el Rey a dupla Vaticano - Cortes de Reis dominam tudo.
Agora, nos fins do século XX e princípios do XXI mudou: São Pastores dito evangélicos que não mata como séculos atrás, cometem outros crimes por dinheiro vil. Tomam as mentes dos pobres trabalhadores. Cada esquina tem uma horrível igreja parecendo a fria pintura de parede branca, pior sem arte.
A mentira é tal que os pobres, sem perspectiva rápida, estão tendo outra morte. A estupidez humana ataca. Do ponto de vista sociológico é uma sociedade doente. Basta vir de Abrantes a Barra de Pojuca, litoral norte baiano, os Pastores são totalmente ignorantes geral. Uma tragédia. Antes e agora. Ó.TEMPORE.
Mín. 24° Máx. 27°