Domingo, 28 de Abril de 2024
27°

Chuvas esparsas

Salvador, BA

Geral Opinião

Ó! TEMPORE!

História é Memória.

12/03/2024 às 22h52
Por: Colunista Fonte: JMPCP*
Compartilhe:
Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Partindo do século XV e XVI, a Europa vivia a inquisição da religião católica, quase total. Quem for a Europa, ande nas Igrejas, Conventos e Castelos, se muito tempo, as bibliotecas. Cada palmo está a arte católica. No chão, nas paredes, nos portais de cantaria, nas janelas, nos tetos, nas praças com estátuas e nome das ruas. Mandavam literalmente o Vaticano e os Reis , isto é, a cruz e a espada. Às pinturas e os gênios pintores esmagadoramente católicos.

Quem não seguisse essa regra geral, morria. Mortes terríveis. Ora, em 1492 o espião Colombo, do grupo de Maquiavel, DaVinci, Medicis... chega ao Caribe: Santos Domingos e Cuba. Invadiu em nome do Vaticano e Reis, chamado de "descoberta da América ". Dois anos depois, em Porto Seguro na Bahia a mesma coisa por outro espião Pedro Álvares Cabral.  Dois grandes navegadores, todavia.

Em Kirimure (nome da Bahia de Todos os Santos e mesmo da Bahia, antes da invasão), nome dado pelos índios antes de Cabral. De 1500 A 1549 começaram com a rapina do pau-Brasil. O Vaticano a pedido de D. Manuel e depois D. João III enviam centenas de Jesuítas para catequisar os índios que não se conformavam. O morticínio foi terrível. Morreu mais tupinambás do que a bomba atômica dos EUA em Nakasaqui.

Com Thomé de Souza, as seismarias, as capitanias, as freguesias, com índio não conseguiam com todos. Uma parte, sim. Então mais matanças. Portugueses vieram ter filhos com as índias que chegavam a ter poder "aldeamento" feito pelos jesuítas. Todos os Santos católicos estavam em todos os lugares e aumentou nos séculos XVII e XVIII ( 1700/ 1800). O domínio era total. Basta andar nas ruas do centro histórico de Salvador que parece estar em Lisboa, Porto, Braga, Guimarães... Até o retângulo das Praças são muito parecidos. Óbvio.

Com a escravidão do século XVII , XVIII , XIX o tráfico negreiro para os Engenhos de Açúcar substitui os índios. Os índios brasileiros foram assassinados aos milhões, não só por Portugal, outros países.  Aí entra a ganância do Pau Brasil com franceses, piratas, ingleses, holandeses. Quer dizer, economia nascendo com sangue dos índios e dos escravos. Rios de sangue. A mesma coisa nas Minas Gerais. Basta andar em Ouro Preto, Sabará, Mariana, São João D' el Rey  a dupla Vaticano - Cortes de Reis dominam tudo.

Agora, nos fins do século XX e princípios do XXI mudou: São Pastores dito evangélicos que não mata como séculos atrás, cometem outros crimes por dinheiro vil. Tomam as mentes dos pobres trabalhadores. Cada esquina tem uma horrível igreja parecendo a fria pintura de parede branca, pior sem arte.

A mentira é tal que os pobres, sem perspectiva rápida, estão tendo outra morte. A estupidez humana ataca. Do ponto de vista sociológico é uma sociedade doente. Basta vir de Abrantes a Barra de Pojuca, litoral norte baiano, os Pastores são totalmente ignorantes geral. Uma tragédia.  Antes e agora. Ó.TEMPORE. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
José Mario Peixoto Costa Pinto
José Mario Peixoto Costa Pinto
Sobre Ex-funcionário do Instituto Afro-Oriental da UFBahia, Revisor.Ex-funcionário do Instituto de Ciências Sociais da antiga Universidade do Brasil,Setor de Publicação.Ex-funcionário da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia,Secretário por quatro anos.Ex-funcionário do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia,Secretário por um ano e dois meses,Ex-Diretor do Ministério Público do Estado da Bahia por oito anos. Advogado militante. Juiz de Direito aposentado TJBA
Salvador, BA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Chuvas esparsas

Mín. 27° Máx. 29°

Seg 28°C 26°C
Ter 28°C 27°C
Qua 28°C 27°C
Qui 28°C 26°C
Sex 28°C 27°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio