Tenho um capítulo pronto sobre a espanhola Carmen e o italiano Aldo já anos. Não tive coragem de publicar, sabia pelo Sociólogo Aldo Colangelo que sua esposa e companheira faleceu ao seu lado no Canadá onde residiam já anos. Em 01.12.2018, 03h35, o Mestre Aldo me disse por escrito: "Caro amigo José Mário. Muito grato pelo afeto constante, José Mário… a idade pesa, além das consequências dum clima cada vez pior por estas bandas"..."preocupa-me o Alzeimer de Noelice"… “Carmem passa o dia sentada em uma cadeira, porque depois da fratura do osso vocal do quadril esquerdo, perdeu forças nas pernas"…”graças a Deus a cabecinha de Carmem continua firme, a não ser quando se sente cansada ou o dia / clima não ajuda”… ”enfim, estamos ainda com vida e temos que reconhecer que, malgrado essas queixas, estamos em casa". e
“Caríssimo Amigo José Mário… me perdoa por ter sido tão chato...mas sei que com os AMIGOS inteligentes se pode conversar e, talvez, abusar da paciência deles". Bem, depois disse-me que Carmem faleceu. Um sufoco para mim. Não disse a Noelice, óbvio. Escrevi para Dr. Hallodor, filho deles, Professor na Universidade da Califórnia em Berkeley dando os pêsames e ao Dr. Werner, também filho. Seria por Covid? Seria pelo intenso frio?
Agoniado para falar com o grande Sociólogo Dr. Aldo Colangelo e nada. Recebo uma síntese da vida dos dois. Nada mais. Mestre Aldo morreu. Doeu e dói. Aldo sofria pela sorte dos povos "De outro lado, quando sabemos do que se passa no Oriente Médio, na África, na América Latina e mesmo na Europa, sentimos vergonha por razões lógicas, também porque, com a nossa idade, não temos o direito de viver melhor que os outros".
Que beleza. Mestre Aldo Colangelo pensando nos que vivem piores que nós! E tanta gente fútil, tanta... Carmen nasceu na Espanha em 1925, cujo pai faleceu de acidente, a mãe ficou viúva com 3 filhos, Carmen 9 anos, dois meninos de 4 e 6 anos, o cunhado de Carmem sustentava um total de 9 pessoas, seis crianças e três adultos. Esse cunhado (creio ter sido um tio, disse-me certa feita) FOI FUZILADO PELOS FRANQUISTAS FASCISTAS EM 1936.
Carmen pegou no fuzil para lutar contra os fascistas de Francesco Franco. Em 1954, Carmen foi "aceita" no Brasil chegando em Santos, São Paulo. Aldo Colangelo nasceu na Itália em 1927, seu pai nasceu em São Paulo em 1899, filho de imigrantes italianos. Na Itália pegou no fuzil para lutar contra os fascistas de Mussolini.
Carmen não conhecia Aldo. Estudou na Itália, no Brasil e no Canadá. Formado em Sociologia pelo O.I.S.E.- Universidade de Toronto. Em 1976, foi aluno de Paulo Freire. Viajou, já no Brasil, antes, por trabalho, de São Paulo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Salvador e Aracaju um anos foi transferido para Santos e, finalmente, residiu em São Paulo ONDE CASOU-SE COM MARIA DEL CARMEN.
EMIGRARAM PARA O CANADÁ EM 1967. Impressionante, minha gente, dois guerrilheiros na Espanha e Itália, conheceram-se no Brasil, em São Paulo. Queridos amigos, mais idosos que nós, faleceram no Canadá... e quase nós aceitavamos o convite de Carmem e Aldo para passarmos dois meses em Ontário e Toronto no Canadá.
Estou á procurar os filhos para dar nossos pêsames e não conseguimos. Maria dela Carmen e Aldo Colangelo, duas pérolas de humanistas cumpriram seus deveres e faleceram. A história deles dois sairá em TRELIÇAS se tivermos vida e saúde.
O mundo ficou menor. Pêsames ao mundo que sobrou, para revirar a História.
Mín. 25° Máx. 27°