Com os temas, "Escalada da violência contra indígenas na região de Porto Seguro", "Escalada de violência, o pior estar por vir?" e também, em primeira opção, "Na Bahia, indígenas foram impedidos de votar", o jornalista Fábio Costa Pinto que é membro da Comissão de Direitos Humanos e de Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Imprensa - ABI, e da comissão de Meio Ambiente, está inscrito no 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.
Promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – RS (OAB/RS), a distinção tem abrangência internacional e estimula, ano a ano, o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações e na defesa dos Direitos Humanos.
Costa Pinto / Fábio é jornalista de profissão, sindicalizado ao Sinjorba / Fenaj, colunista colaborador do Portal Brasil 247, Jornal Brasil Popular, Tribuna da Imprensa Livre, idealizador do coletivo de imprensa, Inteligência Brasil Imprensa - IBI, onde é jornalista editor / diretor executivo, e membro do conselho deliberativo da ABI.
Se for premiado, irá receber o Prêmio Especial como o melhor trabalho inscrito sobre o tema LIBERDADE, serão conferidos troféus aos primeiros classificados e diplomas aos segundos e terceiros lugares. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 8 de dezembro de 2023 em Porto Alegre, no prédio OAB/RS Cubo, na Rua Manoelito de Oliveira, 55.
Os irmão indígenas, quilombolas, pobres e desassistidos, façam justiça na vibração positiva pelo trabalho em defesa dos seus direitos, pelas liberdades, pela democracia e pela dignidade de todos nós, nos trabalhos apurados, escritos, denunciados pelo jornalista.
Links das publicações:
Escalada da violência contra indígenas na região de Porto Seguro - Fábio Costa Pinto https://www.brasil247.com/blog/escalada-da-violencia-contra-indigenas-na-regiao-de-porto-seguro#.Y6-VpYjAQsM.whatsapp
https://www.brasil247.com/blog/escalada-de-violencia-o-pior-estar-por-vir
Na Bahia, indígenas foram impedidos de votar - https://www.brasil247.com/blog/na-bahia-indigenas-foram-impedidos-de-votar
Mín. 24° Máx. 27°