
Nesta segunda (9), uma sessão solene da Câmara Legislativa marcou o início das comemorações dos 66 anos do Paranoá. O evento foi organizado pela deputada Dra. Jane (MDB), que fez questão de levar a CLDF para comemorar o aniversário da cidade como forma de reconhecimento pelo trabalho e importância de cada cidadão da R.A. para “a construção, manutenção e crescimento da cidade.”
“É simbólico para mim participar dessa reunião já que ando muito pelo Paranoá. Quando você é eleito pelo DF, você é parlamentar do DF. Porém tenho uma atuação maior na saída norte, em Sobradinho, Fercal, Sobradinho II, Planaltina e Paranoá. Essa identificação com essa R.A., me fez conhecer cada canto dessa cidade.”
A deputada destacou ainda alguns dos investimentos que destinou para a cidade com foco em saúde, segurança e revitalização de estruturas sociais.

“Já investimos em projetos de cuidados às mulheres, pavimentação rural e investimento na cultura, como nas festas juninas com participação de quadrilhas. Também propomos a instalação de câmeras para que as polícias acompanhem as movimentações da cidade, e o investimento em papas-lixo. Está na pauta a reforma e aquisição de material para escolas e centros de saúde, além da construção do centro olímpico, e novos Pontos de Encontros Comunitários (PECS).”
A diretora da Regional de Ensino, Tatiane De Pádua Resende, reconheceu as melhorias que os recursos trouxeram à cidade. "As emendas parlamentares que a doutora citou aqui tem mudado não só o visual das escolas mas a estrutura física e também, através das emendas de capital, o conforto dessas, como a instalação de ar-condicionados. A parceria Itapoã-Paranoá tem tido sucesso e temos objetivo de entregar o melhor que a comunidade merece.”
O presidente da Associação Comercial do Paranoá, Vanderlei Alves Ferreira, reivindicou adequações para o comércio e citou que a R.A. tem cerca de 75.000 habitantes, mais de 1.200 empresas que geram mais de 10 mil empregos diretos e tem a segunda maior área rural do DF.
“Algumas reivindicações necessárias são a adequação da Avenida Paranoá, para que nós possamos ter um atendimento melhor, a implantação da área do desenvolvimento econômico do Paranoá e a regularização da quadra 3. Por último, a associação pede às lideranças para que seja feita a homenagem, no complexo viário, ao ex-presidente da associação comercial, João do Violão.”
Em seu pronunciamento, o administrador do Paranoá, Wellington Santana, disse ser apaixonado pela cidade. “Temos renovado nossa biblioteca com acervo de novos livros. Agradecemos quanto a revitalização das quadras esportivas pois somos carentes de áreas de esporte. Nossa gestão é aberta à comunidade e temos que reforçar a avenida comercial, que ainda precisa de investimentos, mas vai ficar perfeito, pois o comércio do Paranoá é um dos mais fortes do DF.

Já o advogado Diego Marques Araujo, relembrou um pouco da falta de infraestrutura que a cidade tinha. Presidente da OAB Itapoã-Paranoá, Araujo disse estar honrado por trabalhar para a cidade, pois passou por muitas fases de crescimento da R.A., e assim se sente motivado a lutar pelos direitos e obrigações para os cidadãos e fazer que a constituição seja efetivada pelo poder público.
“Lembro de quando não havia infraestrutura aqui. Nos anos 80, morávamos em barracões de madeira. No início dos anos 90, ganhamos essa cidade e pudemos abrigar a todos para ter uma vida mais digna para as famílias. No início, sequer havia luz, então o poder público instalou luz para nós, e foi o ápice da dignidade. Fui parte da geração que buscava roupas e alimentos daqueles que nos ajudavam.”
Segurança
Por sua vez, o delegado adjunto da 6ª DP, Dr. Bruno Cunha, reforçou que a 6ª Delegacia de polícia está à disposição da comunidade, porém solicitou colaboração para resolver os crimes.
“Para que consigamos ter um bom trabalho, precisamos da colaboração da sociedade com denúncias. Temos muitos crimes e a maior parte conseguimos elucidar, porém temos muita dificuldade por falta de denúncia. Peço a participação colaborativa de todos.”
O tenente-coronel da Paranoá, Fabrício Xavier Lustosa Mascarenhas, disse estar a 5 meses à frente do batalhão e, mesmo ainda conhecendo, está se apaixonando pela área. Fabrício se colocou à disposição e reforçou a importância do policiamento comunitário.
“A cidade é importante pelo pioneirismo da fundação da capital. Sempre cobro por viaturas nessa área pois meu compromisso, quando assumi o batalhão, é de zerar os roubos aos comércios e de carros. A cidade tem uma posição estratégica importante pois está cercada por três R.A 's, ou seja, o comércio só tem a crescer.”
Leonardo Corrêa Dos Santos, defensor público, cita o apoio da CLDF para suporte à defensoria pública, tanto no âmbito de pessoal quanto de remuneração. Para ele, esse investimento é um ganho direto para a população.
“A gente fica muito feliz, em especial, a reestruturação da Defensoria Pública de direitos humanos, que cuida especialmente das mulheres e crianças vítimas violência doméstica. Então são ganhos muito significativos, mas ainda existe um grande desafio em defesa da criança e do adolescente que tem gerado aumento das demandas das varas cíveis.”

Ao final foram entregues moções de louvor para homenageados. O evento foi transmitido pela TV Câmara distrital (Canal 9.3), Youtube e-democracia.
Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°