Nesta segunda (9), uma sessão solene da Câmara Legislativa marcou o início das comemorações dos 66 anos do Paranoá. O evento foi organizado pela deputada Dra. Jane (MDB), que fez questão de levar a CLDF para comemorar o aniversário da cidade como forma de reconhecimento pelo trabalho e importância de cada cidadão da R.A. para “a construção, manutenção e crescimento da cidade.”
“É simbólico para mim participar dessa reunião já que ando muito pelo Paranoá. Quando você é eleito pelo DF, você é parlamentar do DF. Porém tenho uma atuação maior na saída norte, em Sobradinho, Fercal, Sobradinho II, Planaltina e Paranoá. Essa identificação com essa R.A., me fez conhecer cada canto dessa cidade.”
A deputada destacou ainda alguns dos investimentos que destinou para a cidade com foco em saúde, segurança e revitalização de estruturas sociais.
“Já investimos em projetos de cuidados às mulheres, pavimentação rural e investimento na cultura, como nas festas juninas com participação de quadrilhas. Também propomos a instalação de câmeras para que as polícias acompanhem as movimentações da cidade, e o investimento em papas-lixo. Está na pauta a reforma e aquisição de material para escolas e centros de saúde, além da construção do centro olímpico, e novos Pontos de Encontros Comunitários (PECS).”
A diretora da Regional de Ensino, Tatiane De Pádua Resende, reconheceu as melhorias que os recursos trouxeram à cidade. "As emendas parlamentares que a doutora citou aqui tem mudado não só o visual das escolas mas a estrutura física e também, através das emendas de capital, o conforto dessas, como a instalação de ar-condicionados. A parceria Itapoã-Paranoá tem tido sucesso e temos objetivo de entregar o melhor que a comunidade merece.”
O presidente da Associação Comercial do Paranoá, Vanderlei Alves Ferreira, reivindicou adequações para o comércio e citou que a R.A. tem cerca de 75.000 habitantes, mais de 1.200 empresas que geram mais de 10 mil empregos diretos e tem a segunda maior área rural do DF.
“Algumas reivindicações necessárias são a adequação da Avenida Paranoá, para que nós possamos ter um atendimento melhor, a implantação da área do desenvolvimento econômico do Paranoá e a regularização da quadra 3. Por último, a associação pede às lideranças para que seja feita a homenagem, no complexo viário, ao ex-presidente da associação comercial, João do Violão.”
Em seu pronunciamento, o administrador do Paranoá, Wellington Santana, disse ser apaixonado pela cidade. “Temos renovado nossa biblioteca com acervo de novos livros. Agradecemos quanto a revitalização das quadras esportivas pois somos carentes de áreas de esporte. Nossa gestão é aberta à comunidade e temos que reforçar a avenida comercial, que ainda precisa de investimentos, mas vai ficar perfeito, pois o comércio do Paranoá é um dos mais fortes do DF.
Já o advogado Diego Marques Araujo, relembrou um pouco da falta de infraestrutura que a cidade tinha. Presidente da OAB Itapoã-Paranoá, Araujo disse estar honrado por trabalhar para a cidade, pois passou por muitas fases de crescimento da R.A., e assim se sente motivado a lutar pelos direitos e obrigações para os cidadãos e fazer que a constituição seja efetivada pelo poder público.
“Lembro de quando não havia infraestrutura aqui. Nos anos 80, morávamos em barracões de madeira. No início dos anos 90, ganhamos essa cidade e pudemos abrigar a todos para ter uma vida mais digna para as famílias. No início, sequer havia luz, então o poder público instalou luz para nós, e foi o ápice da dignidade. Fui parte da geração que buscava roupas e alimentos daqueles que nos ajudavam.”
Segurança
Por sua vez, o delegado adjunto da 6ª DP, Dr. Bruno Cunha, reforçou que a 6ª Delegacia de polícia está à disposição da comunidade, porém solicitou colaboração para resolver os crimes.
“Para que consigamos ter um bom trabalho, precisamos da colaboração da sociedade com denúncias. Temos muitos crimes e a maior parte conseguimos elucidar, porém temos muita dificuldade por falta de denúncia. Peço a participação colaborativa de todos.”
O tenente-coronel da Paranoá, Fabrício Xavier Lustosa Mascarenhas, disse estar a 5 meses à frente do batalhão e, mesmo ainda conhecendo, está se apaixonando pela área. Fabrício se colocou à disposição e reforçou a importância do policiamento comunitário.
“A cidade é importante pelo pioneirismo da fundação da capital. Sempre cobro por viaturas nessa área pois meu compromisso, quando assumi o batalhão, é de zerar os roubos aos comércios e de carros. A cidade tem uma posição estratégica importante pois está cercada por três R.A 's, ou seja, o comércio só tem a crescer.”
Leonardo Corrêa Dos Santos, defensor público, cita o apoio da CLDF para suporte à defensoria pública, tanto no âmbito de pessoal quanto de remuneração. Para ele, esse investimento é um ganho direto para a população.
“A gente fica muito feliz, em especial, a reestruturação da Defensoria Pública de direitos humanos, que cuida especialmente das mulheres e crianças vítimas violência doméstica. Então são ganhos muito significativos, mas ainda existe um grande desafio em defesa da criança e do adolescente que tem gerado aumento das demandas das varas cíveis.”
Ao final foram entregues moções de louvor para homenageados. O evento foi transmitido pela TV Câmara distrital (Canal 9.3), Youtube e-democracia.
Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF
Mín. 23° Máx. 26°