Sexta, 21 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo limpo

Salvador, BA

Ação Social Social

Situação da Vila Cobra Coral será debatida em audiência pública nesta quinta (20)

Na próxima quinta-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública para debater a situação da Vila Cobra Coral, local...

18/02/2025 às 16h53
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Tico Magalhães
Foto: Tico Magalhães

Na próxima quinta-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública para debater a situação da Vila Cobra Coral, localizada na 813 Sul.

O evento “Em Defesa da Vila Cobra Coral: Reparação, Justiça Socioambiental e Cultural” tem início previsto para 18h30, na sala das comissões da CLDF e contará com transmissão pela TV Câmara Distrital no canal da emissora no YouTube.

Para o autor do requerimento que deu origem ao encontro, deputado Fábio Felix (PSOL), a intenção é reunir especialistas, representantes do poder público, membros da sociedade civil e os moradores da Vila Cobra Coral. Neste sentido, entre outras instituições, foram convidados a participar o Centro Tradicional de Invenção Cultural, o Espaço Inventado, a Associação Cultural Cobra Coral, autoridades do GDF, o IBRAM, a Defensoria Pública, a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), vinculada ao Ministério Público do DF, e a UnB.

Para Fábio Felix, “a audiência pública é um instrumento para estabelecer o diálogo entre representantes do poder público e a comunidade local, com o objetivo de encontrar soluções conjuntas para garantir os direitos e a dignidade dos moradores da Vila”.

Continua após a publicidade

“A questão da Vila Cobra Coral é uma demonstração de omissão histórica do poder público no Distrito Federal e da falta de política pública habitacional. Desde o ano passado, o nosso mandato e a Comissão de Direitos Humanos da CLDF estão acompanhando a situação. Inclusive atuamos, junto com a Associação Cultural Cobra Coral, para impedir a ação de despejo que estava prevista para o dia 14 de janeiro. A Vila Cultural Cobra Coral existe há mais de 50 anos e abriga mais de 200 famílias, que mantêm viva a tradição de movimentos culturais e grupos religiosos de tradições de matriz africana”, explica o deputado.

Histórico

Continua após a publicidade

A Vila Cobra Coral tem início da ocupação que remonta à década de 1970. O espaço fica na L2 sul, na quadra 813. Ponto de efervescência cultural, o local abriga projetos como a Casa da Árvore e o Cirque Inventado, além de manifestações religiosas como o Centro Espírita, o Centro Tradicional de Invenção Cultural e a Casa do Seu Estrelo e Fuá do Terreiro, esta última declarada patrimônio cultural imaterial do DF.

Recentemente, decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) suspendeu ação de remoção da Vila Cultural Cobra Coral, então prevista para o dia 14 de janeiro. A ação que visa à desocupação é parte do processo de construção do Parque Ecológico da Asa Sul, pois, em tese, parte da área ocupada pelos moradores pertence à poligonal da área de preservação. Por outro lado, a comunidade alega que já residia no local antes mesmo do decreto de criação do Parque, em 2003.

Continua após a publicidade

“O próprio PPCUB já previa que haveria ali estudos, planos, projetos para uma possível regularização ou reconhecimento daquele espaço como território cultural e também patrimônio do Distrito Federal”, defende Fábio Felix.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Fábio Felix

Francisco Espínola - Agência CLDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários