Tiveram início nesta segunda-feira (12/6), na Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, as aulas do Projeto Ateliê Criativo. A iniciativa, que visa à capacitação em designer e empreendedorismo através da reciclagem de plástico, é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e a Quest/Zeppelin, mediante patrocínio da Braskem.
O curso atenderá 60 alunos, distribuídos em três turmas, e terá carga horária de 192 horas, com duração de seis meses. As inscrições aconteceram pela internet e foram encerradas no dia 31 de maio. A titular da Sedes, Reni Oliveira, acompanhou a atividade. “Enquanto gestão, estamos felizes por fazer parte deste projeto inovador, que, com certeza, será um divisor de águas na formação de cada aluno, não só pela ideia empreendedora, de geração de renda, mas pela preocupação com a preservação do meio ambiente”, falou.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges, falou sobre a ação. “O Ateliê Criativo é um projeto piloto, que foi nos apresentado pela empresa Quest. Nós estamos apoiando por meio de patrocínio, e entendemos que é um projeto completo, porque traz a promoção da reciclagem do plástico, linkada à capacitação dos jovens na área do empreendedorismo”, ressaltou.
Concluindo o curso técnico de Saneamento, Quécia Paranhos, que reside em Vila de Abrantes, afirmou que a capacitação será uma experiência muito válida e que vai agregar muito à sua formação. “Essa será uma experiência inovadora, porque traz um projeto de empreendedorismo, que vai beneficiar toda a comunidade. Sabemos que o nosso meio ambiente está doente, nós temos que preservá-lo”, disse.
Também representante da Braskem e responsável pelo projeto em Camaçari, Robert Santos destacou que a iniciativa trabalha a economia circular na prática. “Estamos trazendo um novo destino ao plástico, que é um material que está presente em nossas vidas há muitos anos, tem diversas utilidades e é muito importante nos mais diversos setores. O projeto pega o plástico, transforma em um novo produto e traz essa possibilidade de geração de renda, que é o ponto focal do projeto”, concluiu.
Durante as aulas, os alunos terão acesso a um laboratório completo, equipado com ferramentas elétricas e manuais, computadores e softwares relacionados a design. Eles também utilizarão maquinários, como trituradora, extrusora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora, para reciclagem do plástico e transformação dos insumos em utensílios ou obras de arte.
Na execução das atividades será utilizado o plástico como principal material de produção e abordadas as propriedades, cadeia, os processos de reciclagem e reuso. Também serão produzidos objetos e peças de design de uso cotidiano, de interesse artístico, com o insumo.
O Ateliê Criativo também tem como parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que promoverá um curso de planejamento financeiro e empreendedorismo para os participantes . Além disso, será ofertada uma incubadora de projetos, que auxiliará na criação de marcas e produtos, e uma oficina de fabricação e manutenção de máquinas relacionadas à reciclagem do plástico.
Mín. 24° Máx. 27°