O projeto Música nas Escolas, da Associação dos Músicos do Acre (Amac), que este ano foi contemplado no Plano Nacional Aldir Blanc (Pnab) e no Fundo Estadual de Cultura, com apoio do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, vai alcançar 19 escolas estaduais de Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard.
Desde 2018, a Amac, sob direção do músico Bala Padula, tem proporcionado essa interatividade musical com os alunos das escolas públicas. Nesta segunda-feira, 14, os estudantes da Escola de Ensino Médio Integral Glória Perez almoçaram ao som da banda do veterano Heloy de Castro. Aos 74 anos, com mais de 60 dedicados à música, Castro continua apostando nas canções autorais que enaltecem o Acre e a natureza amazônida, ao lado do experiente Clevisson Batista (Capú) e de Écio Rogério (da banda Alquimistas).
Bala Padula destaca que o objetivo do projeto é que as crianças e jovens conheçam os artistas locais e percebam a qualidade dos trabalhos realizados no estado, nos mais diversos segmentos musicais.
“Estamos muito empenhados em expandir esse projeto para os municípios, porque queremos mostrar nossos talentos e também incentivar aqueles que têm vontade de aprender mais sobre o universo musical. São projetos como esse, o Som na Rua, o Contar e Cantar e o Jovens Talentos, entre outros, que vão nos dar reconhecimento”, explica Padula.
A coordenadora de Ensino da instituição, Ana Carla Freire, confirma que a atividade é bastante esperada pela comunidade escolar. “Como muitos não têm acesso a espaços culturais, a shows e teatros, a vinda das bandas para a escola é sempre um evento. Música é cultura e no formato do ensino integral, proporcionar esse momento lúdico é fundamental para fortalecer o aprendizado”, enfatiza.
A estudante Ana Karolina de Melo, de 16 anos, estava muito empolgada com a perspectiva de poder pedir uma música ao cantor: “Não conhecia esse grupo e estou feliz porque gosto muito de música e é sempre um entretenimento agradável”.
Foi em uma dessas apresentações de bandas em escolas que o operador de som Elieldo Castro, ainda no ensino fundamental, percebeu despontar em si a vontade de aprender a tocar um instrumento. “Primeiro, como não tinha condições, comecei a tocar contrabaixo na igreja e depois, por meio de videoaula em VHS, aprendi a tocar bateria. Muitos desses jovens desconhecem até os instrumentos e essa interação promove, inclusive, o surgimento de novos talentos”, acredita.
Clevisson Batista, servidor público aposentado e há 54 anos no cenário musical acreano, diz que participar desse projeto é uma grande alegria, pois é uma troca de conhecimentos sem igual. “Estar aqui com os meus amigos tocando para essa juventude é uma grande terapia coletiva, uma oportunidade de levar a esses jovens um pouco da nossa música regional, que nem sempre é valorizada”, conta.
The post Música nas Escolas leva shows de 20 bandas à capital e ao interior appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 25° Máx. 28°