Domingo, 13 de Abril de 2025
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Cidades 100 DIAS SEM PARAR

Belém fortalece políticas públicas para pessoas com deficiência

A gestão do prefeito de Belém, Igor Normando, tem demonstrado, na prática, ocompromisso com a inclusão social e os direitos das pessoas com deficiê...

12/04/2025 às 17h14
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Foto: Liliane Moreira
Foto: Liliane Moreira

A gestão do prefeito de Belém, Igor Normando, tem demonstrado, na prática, ocompromisso com a inclusão social e os direitos das pessoas com deficiênciana capital. Em apenas três meses, um dos marcos desse novo ciclo começou com um feito inédito: Belém se transforma na primeira capital da região norte a ter a própria Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac).

Além de fortalecer o olhar da atual gestão sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, que há muito tempo eram negligenciadas, a criação da pasta representa um avanço significativo para a cidade e sinaliza que a inclusão deixou de ser apenas um discurso para se tornar uma prioridade real.

Eu considero a criação da primeira Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade um marco na história de Belém. Não só porque é a primeira secretaria de inclusão e acessibilidade da Região Norte, mas, sobretudo, porque é um instrumento de implementação de políticas públicas inclusivas de forma efetiva e integral. É um órgão que reúne vários contextos de garantia de direitos da pessoa com deficiência,afirma Nay Barbalho, titular da Semiac.

Secretária da Semiac, Nay Barbalho, durante Caminhada Down. Edição desse ano foi fortalecida com ações e serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém. - Crédito: Wagner Filmes
Secretária da Semiac, Nay Barbalho, durante Caminhada Down. Edição desse ano foi fortalecida com ações e serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém. - Crédito: Wagner Filmes

Políticas públicas efetivas

Desde a criação da Semiac, ações de grande impacto vêm sendo desenvolvidas para promover acessibilidade, autonomia e protagonismo às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Uma das primeiras ações foi a realização do bloquinho “Inclusão Folia” , que reuniu 200 brincantes no Palácio Antônio Lemos. Exemplo de que é possível celebrar o Carnaval com respeito à diversidade e ao direito de todos à cultura e à diversão.

Continua após a publicidade

Outra ação importante foi a convocação de 100 acompanhantes escolares especializados para a rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec). Os profissionais foram chamados paraoferecer suporte individualizado a alunos com deficiência ou necessidades educacionais específicas, garantindo um ambiente mais acolhedor e inclusivo dentro e fora da sala de aula. A medida foi formalizada pelo Decreto nº 113.463/2025 e reforça o papel da inclusão no sistema educacional da cidade.

O lançamento do programa Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência (IDPcD)  também representa outro marco para a inclusão na capital. A iniciativa vai transformar a relação entre as pessoas com deficiência, os serviços municipais e o setor privado. A carteira digital oferecerá acesso abenefícios exclusivos, descontos e oportunidades de emprego, integrada com uma plataforma virtual. Atualmente, um edital de chamamento público já foi divulgado, convidando empresas a se tornarem parceiras no processo de inclusão social.

Continua após a publicidade
Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa que visa promover a inclusão social - Crédito: Liliane Moreira
Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa que visa promover a inclusão social - Crédito: Liliane Moreira

O Dia de Concientização do Autismo também foi lembrado com uma caminhada e uma ação , onde mais de 700 pessoas receberam atendimento nas áreas de assistência social e saúde. Assim como a Caminhada Dowm , que ocorreu na Praça Batista Campos, e contou com serviços como emissão de documentos para a população, além de campanhas de conscientização.

A atuação da Semiac também vemampliando espaços de visibilidade e geração de rendapara a comunidade PcD. A primeira Ação Itinerante de Inclusão , realizada nos dias 29 e 30 de março, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), ocupou o shopping Pátio Belém, na travessa Padre Eutíquio, durante dois dias, com apresentações culturais e feirinha de empreendedorismo criativo. Participaram do evento 12 empreendedores que comercializaram produtos como biojoias, bolsas, brinquedos pedagógicos e itens de beleza. A maioria desses empreendedores utiliza a renda para custear tratamentos de filhos com deficiência.

Continua após a publicidade
Caminhadas chamaram a atenção para questões como o autismo - Crédito: Prefeitura de Belém
Caminhadas chamaram a atenção para questões como o autismo - Crédito: Prefeitura de Belém

A intersetorialidade com a saúde também foi um marco para as pessoas com deficiência, a partir da assinatura do termo de cooperação técnica que torna aSecretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade corresponsável pela gestão dos centros de reabilitação do município, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A assinatura do termo ocorreu no dia 21 de março, na Casa Recriar, no distrito de Mosqueiro.

"A gente trabalha de forma intersetorial, implementando e promovendo projetos no campo da saúde, da educação, da assistência social, do mundo do trabalho, da participação social, do lazer e do esporte. E a gente entende, de forma intersetorial, que é através de um órgão central que a gente consegue direcionar e implementar políticas públicas efetivas, inclusive para pessoas com deficiência. Então, nós estamos atuando de forma intersetorial e de maneira ativa para que os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos através da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade”, explicou a secretária municipal, Nay Barbalho.

Termo de Cooperação define gestão compartilhada para aprimorar o atendimento e o monitoramento do cuidado às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Belém - Crédito: Raphael Macedo
Termo de Cooperação define gestão compartilhada para aprimorar o atendimento e o monitoramento do cuidado às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Belém - Crédito: Raphael Macedo

Com o avanço das ações, a nova secretaria amplia a presença do poder público em pautas históricas da luta por inclusão, fortalecendo a rede de proteção e os canais de participação social das pessoas com deficiência em Belém.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários