A 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo movimentou a Praça do Centenário neste sábado, 12, reunindo famílias atípicas, instituições de ensino, autoridades locais, representantes de organizações da sociedade civil e demais apoiadores. A ação, promovida pela Associação de Pais, Amigos e Profissionais Coração Autista, contou com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional e fez parte das atividades alusivas ao Dia Mundial e ao Mês de Conscientização sobre o Autismo.
Com o tema “Quando você se envolve, as peças se encaixam!”, o evento teve como objetivo ampliar o debate sobre o autismo, combater o preconceito e fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão. A caminhada contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Turismo, além do apoio do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), que atualmente acompanha mais de 70 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.
O prefeito Ronivon Maciel esteve presente no evento e reafirmou o compromisso da gestão com as pautas da inclusão. “Quanta alegria no nosso coração estar aqui na Praça do Centenário reunido com várias pessoas e essa causa, com certeza, está sendo contagiada em cada coração, cada morador de Porto Nacional. Quando nós iniciamos a gestão municipal, de 2021 a 2024, fomos procurados por alguns pais, falando dessa causa e da necessidade, tanto de um espaço físico quanto de mais profissionais, para que pudesse realmente conduzir esses trabalhos. A gente não pensou duas vezes, colocou em funcionamento o CMAM, que é um Centro Multidisciplinar, para poder cuidar das nossas crianças. Confesso que já estamos sonhando mais, trabalhando mais para quanto antes conseguirmos outro espaço, um mais amplo, para que nós possamos acolher mais crianças”.
“O mês de abril é um mês de conscientização e sensibilização e que a gente fala muito e traz essa causa para o centro. Então, hoje, a Prefeitura de Porto Nacional, juntamente com a Associação de Pais das crianças autistas, está promovendo esta caminhada pelo centro da cidade para podermos trazer e mostrar para a sociedade a importância dessa causa. Todos nós juntos pela mesma causa, que é o autismo”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes.
Tatyany Mota, presidente da Associação Coração Autista, agradeceu o apoio da comunidade e enfatizou o crescimento do evento. “Foi um desafio muito grande, mas eu vejo que a cada dia esse evento só cresce porque as pessoas têm compreendido a importância de conhecer mais sobre o autismo, de incluir e abraçar essa causa. É motivo de muita felicidade para nós da Associação, que temos essa bandeira, de estar lutando por inclusão, informação e respeito. Então, quero, desde já, agradecer a presença de todos que contribuíram, todos os colaboradores”.
Para Elienay Martins, mãe atípica, a caminhada é uma oportunidade de dar visibilidade à causa. “É importante todos participarem da caminhada, não só os pais atípicos, mas todos os profissionais que trabalham com as crianças, como também a população. A caminhada mostra que estamos lutando, apoiando a causa. Já é o terceiro ano em que participamos. Convido todos nas próximas também a participar, estar pesquisando, olhando mais para a nossa causa e entendendo melhor o que a gente passa”, declarou.
Programação segue com Workshop sobre Autismo
Encerrando o mês de atividades, o 2º Workshop sobre Autismo será realizado no dia 30 de abril, no Centro de Convenções Comandante Vicentão, das 7h30 às 18h. O evento oferecerá palestras, rodas de conversa e oficinas práticas voltadas aos profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social, familiares de pessoas com autismo e demais interessados.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação, Cultura e Turismo, e Assistência Social. Também apoiam o evento a UFT, ITPAC, IFTO, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Santa Casa Nossa Senhora do Rosário e a Associação Coração Autista.
As inscrições podem ser feitas pelo link:
https://forms.gle/9nFgK8f7bsvYxNae7
CMAM é referência
O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) de Porto Nacional, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamentos especializados conforme as necessidades individuais das crianças com TEA. Esses tratamentos podem abranger áreas motoras, físicas, neurológicas, sociais, comunicativas, sensoriais e emocionais. O objetivo é facilitar o desenvolvimento das crianças e minimizar as dificuldades do dia a dia. Com uma equipe multidisciplinar, o CMAM trabalha de forma integrada com escolas, comunidade, esporte, cultura e lazer, promovendo uma abordagem completa e inclusiva.
Mín. 27° Máx. 28°