A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) disponibiliza para locação andares corporativos em sua sede histórica, o Edifício Herbert Moses, no Rio de Janeiro. Considerado uma joia arquitetônica, o prédio está localizado na Rua Araújo Porto Alegre, 71, esquina com a Rua México, em uma área nobre do Centro da cidade, próximo à Cinelândia, e de fácil acesso via transporte público, como ônibus, metrô, VLT e barcas.
São quatro andares de até 800 m² cada, com planta livre que permite diferentes configurações, além de uma ampla cobertura de 400 m², com vista panorâmica da cidade, incluindo o imponente Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os espaços são ideais para cursos, clínicas, academias, escritórios e empresas.
Inaugurado em 1938, o edifício é uma das primeiras edificações da arquitetura moderna no Rio de Janeiro e uma referência no Brasil. Seu projeto arquitetônico, vencedor de concurso público, foi desenvolvido pelos jovens irmãos Marcelo e Milton Roberto, que mais tarde assinaram outros ícones da arquitetura brasileira, como o Aeroporto Santos Dumont.
A sede da ABI se destaca pela inovação estrutural e pelo pioneirismo no uso de brise-soleils (quebra-sóis) em sua fachada. As placas verticais fixas de concreto foram inspiradas na solução desenvolvida pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier para reduzir a incidência solar e amenizar o calor no interior do edifício. Pelo seu valor arquitetônico, o prédio, construído em concreto armado sobre pilotis, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1984.
Por sua preservação histórica, o 7º andar da ABI, onde funciona a Secretaria da entidade, foi escolhido como locação para cenas do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. O espaço serviu de cenário para momentos importantes da história do ex-deputado federal Rubens Paiva, representando seu escritório de engenharia.
A construção da sede própria foi um ideal perseguido por gerações de jornalistas e concretizado pela determinação de Herbert Moses, presidente da ABI por 33 anos, que dá nome ao edifício. O prédio de 13 andares abriga um auditório histórico, palco de grandes eventos e lutas democráticas, e foi erguido em um terreno doado pelo então prefeito Pedro Ernesto, com recursos obtidos junto ao presidente da República, Getúlio Vargas.
Informações e agendamento de visitas
Para mais informações sobre a locação de andares corporativos na ABI e para agendar uma visita, entre em contato com a Tesouraria:
E-mail: tesouraria@abi.org.br / Celular/WhatsApp: (21) 98985-0263
Texto: Reprodução — site da ABI / https://www.abi.org.br/locacao-de-andares-corporativos-no-predio-historico-da-abi/
Mín. 26° Máx. 28°