Segunda, 07 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Acre

Documentário sobre acessibilidade na linguagem poética estreia no sábado em Rio Branco

A poesia ganha novas dimensões com a estreia do documentário “Traduzindo os sentidos: um poeta surdo e as multivozes da poesia”, no sábado, 12, às ...

07/04/2025 às 10h43
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A poesia ganha novas dimensões com a estreia do documentário “Traduzindo os sentidos: um poeta surdo e as multivozes da poesia”, no sábado, 12, às 19h, no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco.

Financiada pela Lei Paulo Gustavo, a produção, de autoria de Alessando Borges, teve apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, e conta a trajetória de um poeta com deficiência auditiva que transforma palavras em gestos, emoções e imagens.

A produção mergulha na interseção entre literatura, acessibilidade e expressão sensorial, ilustrando como a poesia pode ser sentida, vista e interpretada além das barreiras sonoras.

Nesse formato, Borges mostra que sua poesia não se limita ao papel ou ao som da voz, mas encontra novas formas de existir por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com performances visuais e colaboração de artistas ouvintes e surdos. A obra também conta com depoimentos de escritores, policiais, cineastas, educadores, familiares, poetas e pesquisadores.

Continua após a publicidade
Alessandro Borges levará documentário para escolas e espaços culturais, ampliando discussão sobre acessibilidade na literatura. Foto: arquivo pessoal
Alessandro Borges levará documentário para escolas e espaços culturais, ampliando discussão sobre acessibilidade na literatura. Foto: arquivo pessoal

Para o poeta, a estreia marca um momento importante para a literatura e a arte inclusiva no Acre, ampliando o diálogo sobre a importância de produzir e viabilizar novas formas de expressão.

“Minha poesia não é sobre o silêncio, mas sobre os múltiplos sons que os sentidos podem captar. Minha proposta é incentivar o público a pensar na poesia não apenas como um produto textual ou sonoro, mas como uma experiência sensorial ampla, que pode ser acessível a todos”, explica.

Continua após a publicidade

Além de exibições em festivais e espaços culturais, a apresentação do documentário será acompanhada por debates e oficinas para ampliar a discussão sobre acessibilidade na literatura.

The post Documentário sobre acessibilidade na linguagem poética estreia no sábado em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários