A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo alerta os microempreendedores de Rio Preto e região para o risco de cair em golpes aplicados por criminosos que se utilizam da internet para tirar dinheiro das vítimas. Os golpistas têm se utilizado de e-mails fraudulentos e até página falsas para enganar os alvos.
A secretaria alerta que o Portal do Empreendedor não envia mensagens ou qualquer correspondência que exija qualquer tipo pagamento. Além disso, reforça que a cobrança feita por Associações ou a oferta de serviços privados como: inscrição de MEI, alteração de cadastro e baixa de MEI, somente poderá ser feita a partir de solicitação prévia do próprio microempreendedor.
Também estão sendo enviados boletos falsos cobrando o valor da contribuição mensal (guia DAS) que é emitido no site do empreendedor do Governo Federal ou diretamente no Ministério da Fazenda (botões abaixo).
A equipe da Secretaria constatou ainda a existência de sites fraudulentos que simulam o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Microempreendedor Individual (PGMEI). Esses sites falsos podem causar prejuízos financeiros e compromissos legais aos empreendedores .
As orientações para que o microempreendedor acesse canais oficiais são:
Mín. 26° Máx. 28°