Nesta segunda-feira, uma reunião foi realizada com diversos órgãos para alinhar as ações de orientação e fiscalização voltadas aos prestadores de serviços turísticos. A iniciativa contou com a participação da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Procon, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Turismo, Vigilância Sanitária, Secretaria de Terras e Secretaria de Comunicação.
A diretora do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovana Maués, destaca que o trabalho tem como foco garantir que todos os prestadores de serviços turísticos estejam regularizados e preparados para atender turistas e visitantes com qualidade.
“A Amazonastur chegou para iniciarmos todo o trabalho de orientação e sensibilização junto aos prestadores de serviço. Todos aqueles que desenvolvem atividades turísticas serão acompanhados e orientados. Visitaremos os estabelecimentos para garantir que estejam regularizados e aptos a prestar um ótimo serviço durante o festival e demais festividades”, afirma Giovana.
A secretária municipal de Turismo, Karla Viana, ressalta a importância da parceria entre os órgãos para a realização do trabalho de fiscalização e inclusão dos prestadores de serviço no Cadastro Oficial de Turismo do Ministério do Turismo (Cadastur).
“Todos os anos, a Amazonastur realiza essa fiscalização e busca inserir mais prestadores de serviço no Cadastur. Essa parceria só acontece com a participação de todos os órgãos envolvidos, como Corpo de Bombeiros, Setor de Terras e Cadastros, Vigilância Sanitária e técnicos das secretarias de Turismo e da Amazonastur. Essa integração é fundamental para garantir que os estabelecimentos comerciais do trade turístico estejam aptos a receber os visitantes com segurança”, explica a secretária.
O chefe de fiscalização do Procon, Pedro Malta, reforça o papel do órgão na força-tarefa, destacando a necessidade de regularização dos novos empreendimentos e a orientação para melhorar a relação de consumo.
“Recebemos a demanda da Secretaria da Amazonastur para integrar essa força-tarefa, com o objetivo de fiscalizar os empreendimentos novos que ainda não estão cadastrados no Cadastur, que é obrigatório para empresas que atuam no setor turístico. Além disso, estamos orientando os estabelecimentos já cadastrados sobre boas práticas para aprimorar a relação entre comerciantes e consumidores”, ressalta Malta.
As visitas aos estabelecimentos e as orientações aos prestadores de serviço fazem parte de um esforço contínuo para fortalecer o turismo, assegurando a legalidade e a qualidade na prestação dos serviços, especialmente em períodos de grande movimentação turística.
-----
Texto e foto: Karol Oliveira – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Mín. 25° Máx. 28°