No dia 6 de Abril ocorrerá em São Paulo a 5ª edição da Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado. Neste ano, o evento traz como lema "Ainda estamos aqui", inspirando-se no filme de Walter Salles que retrata a luta por justiça e memória de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, desaparecida política da ditadura militar.
A concentração acontecerá a partir das 15h em frente ao antigo Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna, o DOI-Codi. A caminhada seguirá rumo ao Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Parque Ibirapuera.
A edição deste ano reforça a continuidade da luta pela verdade, justiça e acessórios, no contexto de oportunidades importantes para resolver questões do nosso passado e da nossa história de violência e impunidade.
Reunindo mais de 10 organizações da sociedade civil, movimentos sociais e mandatos parlamentares, o ato contará com a presença de familiares de vítimas da ditadura, defensores dos direitos humanos e figuras públicas comprometidas com a memória histórica do país.
É esperada a presença da filha de Eunice e Rubens Paiva, Vera Paiva, e da ministra do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo.
A 5ª Caminhada do Silêncio é uma realização do Movimento Vozes do Silêncio, representada pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, o Instituto Vladimir Herzog, e a OAB-SP, com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O evento faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo desde 2023, por meio da Lei nº 414/22, de autoria do vereador Antonio Donato (PT).
SERVIÇO:
5ª Caminhada do Silêncio
Dados: 06/04/2025
Horário: A partir das 15h
Local de concentração: Em frente ao antigo DOI-Codi (Rua Tutóia, 921, Vila Mariana)
Destino final da caminhada: Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos (próximo ao Portão 10 do Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana).
Mín. 25° Máx. 28°