Segunda, 31 de Março de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Política Aleac

Emerson Jarude denuncia impedimento de fiscalização em escola pública durante sessão na Aleac

Parlamentar afirma que governo do Acre violou independência dos poderes ao barrá-lo em visita à Escola Armando NogueiraNa sessão desta terça-feira ...

11/03/2025 às 20h13
Por: Redação Fonte: Aleac
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac

Parlamentar afirma que governo do Acre violou independência dos poderes ao barrá-lo em visita à Escola Armando Nogueira

Na sessão desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo) denunciou ter sido impedido de entrar na Escola Estadual Armando Nogueira para realizar uma fiscalização. Segundo o parlamentar, a ação representa uma afronta à independência dos poderes e um ataque à função fiscalizadora dos deputados estaduais.

Em seu discurso, Jarude relatou que esteve na escola para fazer uma surpresa aos alunos e verificar a situação da piscina, que já havia sido alvo de fiscalizações anteriores. No entanto, ao chegar ao local, encontrou o espaço trancado e foi impedido de entrar, mesmo com a presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros realizando treinamentos na piscina.

“Senhores, pela primeira vez na história do que eu conheço da política acreana, um deputado estadual foi barrado de entrar num lugar público”, afirmou o parlamentar. Ele destacou que a justificativa apresentada para a proibição não foi convincente e que a decisão demonstra uma tentativa do governo estadual de restringir a fiscalização dos deputados.

Continua após a publicidade

O deputado expressou preocupação com a postura do Executivo, alertando que a medida pode abrir um precedente perigoso para a atuação parlamentar. “Imaginem vocês se a partir de agora o governo do estado do Acre resolve decidir quem são os deputados que podem, por exemplo, conversar com um diretor de escola. Como que um governo desse pode ser levado a sério se ele quer escolher qual deputado pode entrar e qual não pode? ”, questionou.

Ele ressaltou ainda que a missão dos parlamentares inclui fiscalizar a administração pública e que impedir esse trabalho compromete a transparência e a democracia. O parlamentar cobrou que o governo do estado respeite a independência dos poderes e garantiu que não aceitará novas restrições no futuro. “Eu espero que essa tenha sido a primeira e a última vez que isso aconteça. Do contrário, quero acreditar que eles estejam preparados”, concluiu.

Continua após a publicidade

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários