Segunda, 31 de Março de 2025
28°

Tempo limpo

Salvador, BA

Política Lucas do Rio Verde

Câmara atua para reduzir deslocamento de pacientes de hemodiálise de Lucas do Rio Verde

O presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, vereador Airton Callai, aproveitou o evento Show Safra para debater a situação dos paci...

27/03/2025 às 18h54
Por: Redação Fonte: Câmara de Lucas do Rio Verde - MT
Compartilhe:
Autor da Foto:Rayan Nicacio / Ascom
Autor da Foto:Rayan Nicacio / Ascom

O presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, vereador Airton Callai, aproveitou o evento Show Safra para debater a situação dos pacientes de hemodiálise do município. Ele se reuniu com o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, o vice-prefeito Acácio Ambrosini e o proprietário de uma clínica de saúde para discutir a possibilidade de encaminhar esses pacientes para tratamento em Sorriso, em vez de Sinop.

Atualmente, os pacientes de Lucas do Rio Verde precisam percorrer cerca de 150 quilômetros até Sinop para realizar o tratamento. No entanto, a distância até Sorriso é de aproximadamente 70 quilômetros, o que poderia reduzir significativamente o tempo e o desgaste do deslocamento.

Durante o encontro, Callai contatou o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, que intermediou uma conversa com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso. Como resultado, foi iniciada a viabilização do credenciamento da clínica de Sorriso para atender os pacientes de Lucas do Rio Verde.

“Questionamos o porquê de o município de Lucas do Rio Verde não poder levar para Sorriso as pessoas que fazem tratamento de hemodiálise, já que estamos levando para Sinop. Conversando com o Fábio Garcia, ele prontamente falou com o adjunto de Saúde, em Cuiabá, e conseguimos viabilizar para credenciar essa clínica, para que possamos mandar nossos pacientes para Sorriso, diminuindo o tamanho do trajeto”, afirmou o presidente do Legislativo.

Continua após a publicidade

Segundo Callai, a mudança também deve representar uma redução de custos para o município. Atualmente, o custo por paciente é de aproximadamente R$ 180 mil. Com a nova proposta, a despesa será reduzida para R$ 30 mil mensais. “E dentro de um futuro bem próximo vamos trabalhar junto ao Ministério da Saúde para repassar esse custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e isentar o município. Todos os vereadores estão imbuídos nisso. É uma promessa nossa e vamos cumprir”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários