Terça, 18 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Piauí

Bombeiros do Piauí participam de lançamento de programa nacional de atendimento a desastres em Brasília

O sistema tem como objetivo fortalecer a atuação dos bombeiros militares e promover a integração entre as diversas forças operacionais.

13/02/2025 às 19h42
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com o objetivo de aprimorar o atendimento a desastres ambientais e eventos extremos no Brasil, foi lançada, nesta quinta-feira (13), a plataforma do Sistema de Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situação de Desastres (Respad). O evento contou com a presença de representantes dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o país. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), José Rego, e a tenente Marcella Prado representaram o estado no lançamento do sistema.

A iniciativa inovadora do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi lançada na sede da Polícia Federal, em Brasília (DF), marcando um momento histórico para o Piauí e para os bombeiros militares de todo o país.

O sistema tem como objetivo fortalecer a atuação dos bombeiros militares e promover a integração entre as diversas forças operacionais, melhorando a resposta a desastres ambientais e eventos extremos em todo o território nacional.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: tenente Prado

De acordo com o comandante-geral dos Bombeiros Militares do Piauí, a ideia do sistema é montar uma força-tarefa em nível nacional, composta por bombeiros de diferentes estados, para atender situações extremas, independentemente da localidade e da distância. “Temos a satisfação de acompanhar o lançamento desse sistema, que só trará benefícios para todos os estados da federação. Pretendemos levar a ideia para nosso estado e explicar o quanto a população pode ser beneficiada, já que teremos um esquadrão de homens treinados, capacitados e nivelados de forma homogênea”, explicou José Rego.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: tenente Prado

Sistema de Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situação de Desastres (Respad)

Em caso de desastre, as equipes do Respad serão acionadas rapidamente, sem custos adicionais para o Governo Federal. Os bombeiros, que já atuam em seus estados, serão mobilizados e coordenados para atuar em conjunto, sem gerar novas despesas.

Continua após a publicidade

Inspirado em modelos de sucesso como o dos Estados Unidos, o sistema permite uma resposta ágil e eficiente através de notificações via celular. Os bombeiros serão informados sobre a ocorrência e poderão se deslocar rapidamente para o local do desastre, contando com o apoio de outras forças de segurança e órgãos competentes.

Segundo o coronel Washington Luiz Vaz Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás e presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom), o programa revolucionará a resposta do Brasil a desastres. “Com o Respad, o Governo Federal terá um papel mais ativo e eficiente nas operações de resposta, fornecendo apoio necessário em equipamentos, recursos financeiros e logística”, afirmou.

Continua após a publicidade

O lançamento do sistema é um passo significativo para a melhoria da gestão de emergências e para a proteção da segurança da população brasileira. Com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de instituições parceiras, o Brasil pretende consolidar-se como referência na gestão de emergências e no cuidado com a segurança da população em todo o país.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: tenente Prado
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários