Com o objetivo de aprimorar o atendimento a desastres ambientais e eventos extremos no Brasil, foi lançada, nesta quinta-feira (13), a plataforma do Sistema de Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situação de Desastres (Respad). O evento contou com a presença de representantes dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o país. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), José Rego, e a tenente Marcella Prado representaram o estado no lançamento do sistema.
A iniciativa inovadora do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi lançada na sede da Polícia Federal, em Brasília (DF), marcando um momento histórico para o Piauí e para os bombeiros militares de todo o país.
O sistema tem como objetivo fortalecer a atuação dos bombeiros militares e promover a integração entre as diversas forças operacionais, melhorando a resposta a desastres ambientais e eventos extremos em todo o território nacional.
De acordo com o comandante-geral dos Bombeiros Militares do Piauí, a ideia do sistema é montar uma força-tarefa em nível nacional, composta por bombeiros de diferentes estados, para atender situações extremas, independentemente da localidade e da distância. “Temos a satisfação de acompanhar o lançamento desse sistema, que só trará benefícios para todos os estados da federação. Pretendemos levar a ideia para nosso estado e explicar o quanto a população pode ser beneficiada, já que teremos um esquadrão de homens treinados, capacitados e nivelados de forma homogênea”, explicou José Rego.
Sistema de Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situação de Desastres (Respad)
Em caso de desastre, as equipes do Respad serão acionadas rapidamente, sem custos adicionais para o Governo Federal. Os bombeiros, que já atuam em seus estados, serão mobilizados e coordenados para atuar em conjunto, sem gerar novas despesas.
Inspirado em modelos de sucesso como o dos Estados Unidos, o sistema permite uma resposta ágil e eficiente através de notificações via celular. Os bombeiros serão informados sobre a ocorrência e poderão se deslocar rapidamente para o local do desastre, contando com o apoio de outras forças de segurança e órgãos competentes.
Segundo o coronel Washington Luiz Vaz Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás e presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom), o programa revolucionará a resposta do Brasil a desastres. “Com o Respad, o Governo Federal terá um papel mais ativo e eficiente nas operações de resposta, fornecendo apoio necessário em equipamentos, recursos financeiros e logística”, afirmou.
O lançamento do sistema é um passo significativo para a melhoria da gestão de emergências e para a proteção da segurança da população brasileira. Com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de instituições parceiras, o Brasil pretende consolidar-se como referência na gestão de emergências e no cuidado com a segurança da população em todo o país.
Mín. 26° Máx. 27°