A Jornada Pedagógica 2025 de Candeias chegou ao fim nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro. Realizado durante 5 dias, o encontro reuniu mais de 800 profissionais da educação, entre professores, coordenadores, gestores, merendeiras, entre outros.
Com o tema “Desafios da Avaliação: Caminhos para Aprender e Ensinar”, o evento teve como objetivo refletir sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, destacando sua importância como ferramenta de transformação pedagógica, preparando os professores para os desafios do ano letivo, que iniciou no dia 10 de fevereiro.
“Vamos buscar transformar as pessoas, unindo nossos sonhos para viver uma aventura transformadora. Precisamos ser líderes, dialogando com as pessoas, para que tenham vontade de realizar algo maior pelo nível de comprometimento de cada um de vocês. A educação de Candeias já evoluiu muito nos últimos anos, mas podemos fazer ainda mais e vocês são fundamentais nesse processo”, frisou o secretário da Seduc, Gilvanei Pereira.
No último dia, a jornada foi voltada exclusivamente para os gestores e vice-diretores. Na oportunidade, a pedagoga Nadja Amado ministrou a palestra sobre o papel do gestor escolar frente ao processo de avaliação da aprendizagem.
“Não é qualquer pessoa que pode assumir este lugar, porque ele demanda de nós uma competência técnica específica, construída através de reflexão e investigação. Então, todo e qualquer espaço de informação deve ser valorizado”, explicou.
A Rede Municipal de Ensino conta com aproximadamente mil profissionais e quase 11 mil alunos matriculados, desde a educação infantil (creches), passando pelo 9° ano do ensino fundamental e pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Mín. 27° Máx. 28°