No dia 8 de fevereiro, às 11 horas, no horário da Colômbia, aconteceu a reunião do Intercâmbio Literário Internacional Institucional. Organizada pelo diretor do Editorial Punto y Coma, Jerson Andrés Ledesma, professor universitário, jornalista e autor, a palestra contou com a presença da brasileira Zenaide Santos S. Aguilar, jornalista colunista e autora. Ela abordou a importância da assessoria de imprensa literária, a relevância da imagem profissional e pessoal nas redes sociais, a gestão de trabalho nessas plataformas, a criação de conteúdo sobre a obra literária e o autor, além das dificuldades que os escritores enfrentam até alcançarem o reconhecimento internacional.
Estiveram presentes: Gustavo Pacheco Castro (Livro: Mundo de Rosas), Oscar Uribe (Cazireflexiones), María Eloísa Castillo (La vida secreta de las decisiones), Juan Camilo Pérez (Kilómetros Atrás), Olga Lucía Montoya Duque (Cicatrices Invisibles), Oscar Andrés Herrera (Fuerza mental: Una metáfora con el tenis), Jhon Jairo Ruiz (Ronroneo de Urantis), Cristina Gaviria (Yo, con la lengua muy larga y la prudencia muy corta), Jhon James Giraldo (El Último Caracolí), Leila Margarita Tobias Buelvas, o Coletivo Ágora Escritores e o Coletivo de Escritores de Risaralda. Também participaram Viviane Rivera, CEO do Grupo Emponderadas Diversas, Ana Gerónimo e Francisca Lena Santos Máximo, entre outros.
A reunião durou duas horas e todos tiveram a certeza do poder da literatura: ela é uma ponte de saberes, estreita laços diplomáticos, constrói histórias e viaja pelo mundo. A comunicação é a madrinha que faz a mágica acontecer. A jornalista foi chamada por um grupo de autores independentes em uma de suas redes sociais de "Hada Madrina Literária".
O Autor e Compositor Carlos Alberto González ressaltou: "É um aspecto bem interessante: o entrelaçamento polinizador para o público, o entramado energético entre autor e obra como fator vital e decisivo para o marketing do livro. Mágica e portentosa essa visão. Impressionou-me. E há outras estratégias que, como diz Nancy, às vezes passamos por alto."
"Zenaide Santos S. Aguilar, a conferencista do Brasil, conhecia Ana Gerónimo e estabeleceu relações interdigitais com a autora para expandir este intercambio, e destacou o grande diferencial é ter acesso aos melhores jornais, sites, revistas e blogs do Brasil, sempre prontos para celebrar obras literárias."
Siga: [https://www.facebook.com/puntoycoma]
Por Zenaide Santos S. Aguilar - Jornalista Colunista
Mín. 25° Máx. 27°