A Fundação Hemopa realizou nesta terça-feira (18) mais uma campanha de doação de sangue, desta vez no Hospital Jean Bitar, em Belém. A iniciativa busca reforçar os estoques de bolsas de sangue durante o período do carnaval, quando as doações costumam diminuir devido às festividades e viagens.
Embora o carnaval seja um período de celebração, é também o momento de redobrar a atenção com a saúde. A assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel, destaca a importância da ação. "Sabemos que nessa época do ano, a demanda por sangue nos hospitais pode aumentar, o que torna essencial a parceria entre a Fundação Hemopa e o Hospital Jean Bitar para manter os estoques sempre abastecidos. Com a campanha alusiva ao carnaval, buscamos conscientizar a população sobre a relevância da doação voluntária e regular. Cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas. Doar sangue é um ato de amor e cidadania. Contamos com o apoio de todos para garantir um atendimento seguro a quem precisa".
A campanha realizada hoje faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Hemopa ao longo de fevereiro. A queda nas doações durante esse período compromete o estoque de sangue necessário para procedimentos diários, como cirurgias e transfusões. Por isso, os organizadores reforçam que a conscientização deve ocorrer não apenas no carnaval, mas durante todo o ano.
A responsável pela agência transfusional do Hospital Jean Bitar, Aline Pardal, ressalta que esta é a primeira campanha de doação realizada pela unidade e reforça o compromisso com a causa."Nosso objetivo é garantir o atendimento não apenas aos nossos pacientes, mas a todos aqueles internados nas redes hospitalares. Sabemos que este é um período crítico, com a chegada do carnaval e o aumento de sintomas gripais devido às mudanças climáticas. Por isso, estabelecemos a meta de 100 doações e estamos otimistas em alcançá-la", disse
Para Amanda Lisboa, que participou da campanha, a experiência foi marcante. “Confesso que cheguei nervosa e com um pouco de medo, pois era minha primeira doação. Sempre tive vontade, mas a insegurança me fazia adiar. Hoje, com essa campanha aqui no trabalho, resolvi enfrentar esse receio e dar esse passo. No início, minhas mãos suavam, mas a equipe do Hemopa foi extremamente atenciosa e me tranquilizou. Quando percebi, já havia terminado! Saber que meu sangue pode salvar vidas é uma sensação indescritível. Saio daqui emocionada e realizada, com a certeza de que fiz um ato de amor e solidariedade, cumprindo meu papel como profissional da saúde.”
Serviço- A Fundação Hemopa seguirá promovendo campanhas ao longo de fevereiro para garantir que os estoques de sangue atendam à demanda hospitalar durante o carnaval. Confira os requisitos para se tornar um doador:
Texto em colaboração com Felipe Borges (estagiário).
Mín. 27° Máx. 28°