Entre os dias 3 e 9 de fevereiro, militares do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC) participaram de uma capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), ministrada por um instrutor da Polícia Penal. A atividade fez parte do Estágio de Nivelamento do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), realizado na sede do órgão, localizado na capital sergipana, e teve como objetivo aprimorar as habilidades desses profissionais em situações de emergência durante operações de alto risco.
De acordo com o policial penal Alan Michael, instrutor do curso, o treinamento contou com a participação de 30 alunos e nele foram repassados conhecimentos para atendimento de feridos em ambientes hostis ou de conflitos, a exemplo de procedimentos avançados de primeiros socorros como controle de hemorragias, imobilização de fraturas e estabilização de vítimas em locais de difícil acesso ou sob pressão. “O objetivo é garantir que eles estejam preparados para prestar assistência imediata aos colegas ou civis em situações críticas, aumentando as chances de sobrevivência e reduzindo as sequelas”.
Um dos participantes do curso compartilhou a sua experiência. “O treinamento foi intenso e desafiador, mas extremamente necessário. Aprendemos técnicas que podem fazer a diferença em situações reais, onde cada decisão pode salvar uma vida. Sinto que todos nós aqui estamos mais preparados para agir com eficiência e segurança em missões críticas”.
Além da participação da Polícia Penal sergipana, o estágio também contou com o apoio de instrutores de outras forças de segurança, a exemplo da Companhia Independente de Operações Especias da Polícia Militar de Sergipe (Cioe/PMSE) e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). “Essa parceria entre as instituições reforça a troca de conhecimentos e a integração entre as forças, o que resulta em um serviço mais eficiente e seguro para a sociedade. Agradeço ao comando do 28º BC pelo convite e espero participar de outras atividades em outras oportunidades”, finalizou Alan Michael.
Mín. 25° Máx. 27°