Quarta, 07 de Maio de 2025
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Ação Social Sergipe

Saúde reforça importância de diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase

A doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae afeta a pele e os nervos dos braços, mãos, pés e olhos

16/01/2025 às 16h18
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom SES
Fotos: Ascom SES

O mês de Janeiro Roxo é dedicado a informar e alertar a população sobre a hanseníase, e por isso a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, transmitida pelas vias respiratórias ao tossir ou espirrar e afeta a pele e os nervos dos olhos, nariz, mãos, pernas e pés. 

A hanseníase, a exemplo de outras doenças tropicais, enfrenta o desafio de alcançar a taxa de casos novos anteriores à pandemia da Covid-19, que trouxe o decréscimo nos diagnósticos. Em 2023, Sergipe ampliou o número de diagnósticos, quando atingiu a taxa de 13,17, superando as taxas de dez e 11 nos primeiros anos pós-pandemia, contribuindo para melhorar a taxa de detecção da região Nordeste e do Brasil. 

De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Maria de Fátima Dias, a hanseníase é uma doença que, entre o contágio e o aparecimento dos sinais ou sintomas, pode variar em média de dois a dez anos. “Por isso, a necessidade de acompanhamento, por um período mínimo de cinco anos, de todas as pessoas que mantiveram contato prolongado com uma pessoa com hanseníase sem tratamento”, explicou a referência. 

Prevenção
A prevenção contra a doença é voltada para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para evitar a transmissão e o surgimento de novos casos. No estado, o tratamento para hanseníase é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a Poliquimioterapia Única (PQT-U), em esquema de seis doses para os casos de paucibacilares (até cinco lesões na pele) e 12 doses para os casos multibacilares (mais de cinco lesões na pele).  

Continua após a publicidade

Pacientes com quadros mais crônicos, com suspeita de resistência medicamentosa ou que precisam ser tratados com esquemas alternativos são acompanhados por um dos dois serviços de referência estadual, o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) ou o Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário (HU). 

No que se refere à transmissão, a aglomeração de pessoas em espaço com pouca circulação de ar e por um período prolongado facilita a transmissão da hanseníase. Porém, a doença não é transmitida por abraços, aperto de mão e carinho. Não há necessidade de separar talheres, pratos, copos e roupas. A hanseníase pode causar deformidade física, que pode ser evitada com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato, para evitar o risco de sequelas irreversíveis. Por isso é importante buscar a unidade de saúde aos primeiros sinais.

Continua após a publicidade

Sinais e sintomas
Entre os sinais e sintomas que podem ser indicativos da doença estão manchas esbranquiçadas, avermelhadas e/ou ferruginosas; áreas da pele com perda ou diminuição da sensibilidade ao calor, a dor e ao tato; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

Janeiro roxo
O 31 de janeiro, dia Mundial da Hanseníase, tem o intuito de sensibilizar e conscientizar sobre a doença e suas consequências para a saúde quando não diagnosticada e tratada. “Mas, é importante diluir as ações para sensibilização, rastreio e diagnóstico ao longo do ano. A SES vem realizando ações de educação continuada para as Coordenações de Vigilância em Saúde (CVS) e Atenção Primária à Saúde (APS); profissionais da APS principalmente médicos e enfermeiros; equipes da APS que atuam nos sistemas prisionais e profissionais que atuam nos núcleos de vigilância das unidades hospitalares”, detalhou Maria de Fátima.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários