Integrantes da Braskem e convidados participam da Gincana do Voluntariado 2025 que, por três meses, promoverá ações que beneficiarão entidades que realizam trabalhos sociais na Região Metropolitana de Salvador. O Centro Educacional Santo Antônio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho, foi o escolhido por uma das equipes para ser beneficiado pela ação. O grupo irá revitalizar no local um viveiro de plantas que servirá de espaço para aulas práticas de Educação Ambiental.
A iniciativa faz parte do Programa de Voluntariado da empresa, que desde 2017 busca criar experiências transformadoras que ampliem a consciência social dos integrantes e potencializem o impacto positivo nas comunidades. Veterano na gincana, Alexandre Araújo, analista de Planejamento da Braskem, conta que sempre se envolveu com ações de voluntariado, mas que em 2022, com o nascimento da filha, quis participar mais ativamente. “Até para ser um exemplo para ela, em servir ao próximo, especialmente a quem mais precisa”, diz.
Alexandre destaca que as ações da equipe na gincana estão alinhadas com as causas de responsabilidade social da Braskem. “A ideia de revitalizar o viveiro tem tudo a ver com a questão da economia circular e mudanças climáticas. No local as crianças poderão plantar mudas e cultivar mais o verde, além de serem incentivadas a pensar no consumo consciente da água e do solo”, acrescenta.
Participando pela primeira vez da ação, a também analista de Planejamento Júlia Carvalho, ressalta que, inicialmente, imaginava que as atividades seriam mais tradicionais, como arrecadação de produtos ou visitas lúdicas a asilos, mas que se surpreendeu positivamente com a proposta de reconstrução do viveiro. “É uma atividade bem dinâmica que não fica presa ao que muitos já fazem. Eu estou bem curiosa e acho que a gente pode contribuir bastante. A expectativa é que tenhamos dias bem produtivos”, frisa.
“Estamos muito felizes em mais uma vez contar com essa grande parceria da Braskem, desta vez, com a nossa equipe de educação ambiental, para a conclusão do nosso viveiro. Um projeto que irá beneficiar toda a comunidade escolar, além de contribuir para a conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável”, explica Rita Fróis, coordenadora pedagógica do CESA.
Outra entidade beneficiada pelo Programa de Voluntariado da Braskem na Bahia será a Creche Esperança II, no bairro Phoc III, em Camaçari. A instituição social sem fins lucrativos foi fundada em 2014 e cuida de crianças entre dois anos e meio e cinco anos de idade. Uma das representantes do grupo que promoverá ações em favor da creche é Renata Lopes, analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), da Service Engenharia, empresa terceirizada que presta serviço para a Braskem. Ela, que participa do Programa de Voluntariado desde 2018, revela que as iniciativas do grupo envolvem melhorias nas instalações físicas da creche, além da criação de uma horta e uma brinquedoteca para as crianças.
Para Renata, a gincana é uma competição saudável em prol de causas nobres. “O que me motiva muito é poder ajudar e ver o tanto que a gente pode contribuir para melhorar a realidade de outras pessoas”, diz a profissional, que revela já ter sido campeã em edições anteriores.
Gincana do Voluntariado — Por cerca de três meses, o voluntário pode realizar ações em parceria com uma instituição escolhida pelo grupo. Além dos integrantes da Braskem, podem participar como convidados familiares, funcionários de empresas terceirizadas, clientes e empresas do Polo Industrial de Camaçari.
Nos últimos cinco anos, a Gincana do Voluntariado contou com a participação de 840 pessoas envolvidas. As ações promovidas pelos grupos devem estar alinhadas às causas de responsabilidade social da Braskem: economia circular e mudanças climáticas; educação profissional e tecnológica; e inclusão social.
Ao final da gincana, é feita a distribuição de premiações no valor de R$ 10 mil para a instituição vinculada as equipes cujas ações impactaram o maior número de beneficiários diretos; que atingiu a maior média de horas voluntárias; e para a instituição com o maior número de voluntários envolvidos na ação.
Mín. 26° Máx. 28°