Segunda, 20 de Janeiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Tecnologia Amazonas

No Amazonas, Laboratório de Genética Forense conta com modernos equipamentos para auxiliar na identificação humana

Laboratório de Biologia e Genética Forense, criou o Banco de Perfil Genético do Amazonas, utilizando de equipamentos modernos.

03/11/2022 às 14h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Amostras de DNA são analisadas a partir do Banco de Perfil Genético do Amazonas, criado pelo Laboratório

Para maior eficácia e agilidade na identificação de pessoas, seja no âmbito de uma investigação criminal ou no caso de pessoas desaparecidas, o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), por meio do Laboratório de Biologia e Genética Forense, criou o Banco de Perfil Genético do Amazonas, utilizando de equipamentos modernos para auxiliar neste processo.

Com os novos equipamentos, adquiridos no ano passado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do programa Amazonas Mais Seguro, o processo de identificação ganhou mais eficiência a partir da análise de ossadas, fragmentos de DNA e até material genético extraído de objetos utilizados pela pessoa procurada.

De acordo com a gerente doLaboratório de GenéticaForense, perita Daniela Koshikene, é possível realizar uma identificação humana através de outros familiares.

Continua após a publicidade

“Esse processo acontece por meio da comparação de uma pessoa desaparecida, viva ou falecida, com seus familiares. É possível identificar se a pessoa pertence àquela família, mas para isso precisamos do maior número de familiares possíveis (para realizar a coleta de material genético)”, explicou.

Ainda segundo Koshikene, a modernização do laboratório tem possibilitado a identificação de materiais genéticos antigos, guardados no banco de dados que, antes da chegada dos novos equipamentos, não era possível de ser realizada.

Continua após a publicidade

“Nós temos materiais armazenados de cadáveres não identificados bem antigos. Recentemente identificamos um material genético de uma pessoa que desapareceu em 2000 (ano). As tecnologias utilizadas para o processo de busca e identificação são bem modernas, atualizadas de tempos em tempos e que são melhoradas para gerar um melhor processo de análise em relação aos materiais antigos”, disse a perita.

Atendimento às famílias


As famílias que têm pessoas desaparecidas podem solicitar nas delegacias da área ou na Delegacia Especializada de Ordem e Política Social (Deops), uma requisição de exame de DNA.

Continua após a publicidade

A partir desta solicitação, os familiares devem comparecer até o laboratório para coleta do material genético, análise pericial e início das buscas no banco de perfil genético.

O Laboratório de Biologia e Genética Forense fica no mesmo complexo do Instituto Médico Legal (IML), localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus.

MATERIAL EM VÍDEO


Assunto: No Amazonas, Laboratório de Genética Forense faz uso de modernos equipamentos para auxiliar na identificação humana
Conteúdo: Sonora com a perita Daniela Koshikene, gerente do Laboratório de Genética Forense
Link:https://we.tl/t-jFwYs9tMiV
Imagens: Tarcísio Heden/SSP-AM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários